quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Caminhada vai alertar população sobre risco de epidemias


Passeata “Caminhada pela vida” será realizada amanhã (27) para orientar e alertar a população de Campo Grande no combate ao mosquito Aedes aegypti. Ainda, sobre o risco de epidemia de Dengue e febre Chikungunya neste ano. A mobilização é uma iniciativa da Associação Comercial em parceria com o Centro de Controle de Endemias Vetoriais.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde da Capital, Marcia Dal Fabro, cerca de 80% dos focos são encontrados em residências. “Precisamos estar atentos, pois agora temos dois vírus em circulação em Campo Grande: Dengue e Chikungunya, ambos transmitidos pelo mesmo vetor, o Aedes aegypti”, explica a médica infectologista.

A saída da caminhada está prevista para as 9h, na Rua 15 de novembro. Voluntários deverão percorrer a Rua 14 de Julho, Maracaju, Avenida Calógeras e Rua Cândido Mariano. O encerramento será no Shopping Pátio Avenida.

Boletim da Dengue

Em 2013, quando o município enfrentou epidemia da Dengue foram 44.657 casos notificados e 12 óbitos. Em 2014, Campo Grande ficou fora do risco de epidemia, com 4.031 casos notificados e nenhum óbito. Já em relação à Chikungunya, foram 46 casos notificados de setembro de 2014 até agora, sendo que apenas um paciente foi confirmado com o vírus.

Estado

Relatório divulgado ontem (25), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), confirma a segunda morte por dengue em Mato Grosso do Sul, neste ano. Segundo o governo, a morte aconteceu em Paranhos. O primeiro caso havia sido em Corumbá.
Os dados apontam, ainda, que foram 3.947 casos notificados da doença em todo o Estado, neste início de ano.

Nenhum comentário: