domingo, 22 de fevereiro de 2015

Ex-presidente da Assembleia do MT é preso

Folhapress

O ex-presidente da Assembleia Legislativa do Mato Grosso, José Riva (PSD), foi preso neste sábado (21) em operação que investiga desvio de R$ 60 milhões por meio de licitações fraudulentas.
Riva foi abordado em casa por volta das 14h por membros da Polícia Civil, Militar e Ministério Público e, segundo os órgãos, não apresentou resistência.

Em nota, o Gaeco (grupo de combate ao crime organizado composto pelas polícias e MP) disse que a prisão temporária foi decretada pela "prática reiterada de crimes" e pela "gravidade" deles.
Na última semana, o Ministério Público ofereceu denúncia à Justiça contra o ex-deputado e mais 14 pessoas -entre elas, Janete Riva, sua mulher.

Segundo o órgão, o ex-presidente fez aquisições falsas em cinco supostas empresas de fachada do ramo de papelaria. Uma dessas empresas, diz a denúncia, vendeu em um ano 30.000 toners de impressoras à Assembleia Legistativa -que tinha apenas 150 máquinas.

A defesa de Riva nega as acusações e diz que, quando os fatos aconteceram, ele já estava afastado da presidência do Legislativo estadual. "Ele não era ordenador de despesas", diz o advogado Valber Melo.

Melo afirma que, por ser um sábado, ainda não teve acesso aos documentos que justificam a prisão de seu cliente. "Assim que conseguirmos, vamos fazer um pedido de habeas corpus", diz.
Maior Ficha Suja

Riva é conhecido como o "maior ficha-suja do país" por responder a mais de cem processos.
O deputado também chegou a ser preso em maio do ano passado pela Polícia Federal na Operação Ararath, que apura crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro em Mato Grosso.
Em 2010, sua mulher, Janete Riva, também foi presa pela PF sob suspeita de aprovar licenciamentos e planos de manejo florestal fraudulentos usados para legalizar madeira extraída ilegalmente.

Nenhum comentário: