domingo, 15 de junho de 2014

Cientistas descobrem novo oceano no centro da terra

R7

Um enorme reservatório de água foi descoberto nas profundezas do núcleo da Terra. Estima-se que o "novo oceano" tenha três vezes o volume de todos os oceanos que já conhecemos em nosso planeta. A descoberta pode ajudar a explicar de onde os nossos mares vieram.

A água é escondida dentro de uma rocha azul chamada "ringwoodite", que fica 700 km abaixo da superfície terestre, no manto, uma camada quente entre a superfície e o núcleo da Terra.

O tamanho do reservatório traz novas possibilidades sobre a origem da água na Terra. Alguns geólogos pensam que a água do nosso planeta chegou por meio de cometas quando eles caíram aqui. A nova descoberta, entretanto, reforça uma ideia alternativa de que os oceanos foram "escorrendo" para fora do interior da Terra primitiva gradativamente.

Steve Jacobsen, da Universidade de Northwestern, de Illinois, nos Estados Unidos, disse que o reservatório é uma boa evidência de que a água da Terra veio de dentro. A água escondida também pode agir como um amortecedor para os oceanos da superfície, explicando a razão por que eles têm permanecido do mesmo tamanho durante milhões de anos.

Nenhum comentário: