segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Renúncia de deputado deve ser lida hoje


G1                       Foto:divulgação

A carta de renúncia de João Paulo Cunha ao mandato de deputado federal deve ser lida nesta segunda-feira (10) na Câmara. De acordo com a Secretaria-Geral da Casa, a sessão no plenário está prevista para começar às 14h. Cunha, que está preso desde a última semana após condenação no processo do mensalão, apresentou a carta de renúncia na sexta (7). A leitura da carta em plenário e a publicação da renúncia no "Diário Oficial da Câmara" são as últimas etapas para a perda do mandato se tornar oficial.

Com a renúncia,  serão cortados o salário e verbas as verbas de gabinete; funcionários do gabinete também serão dispensados após a leitura da carta no plenário. A entrega do apartamento funcional que João Paulo Cunha ocupava em Brasília deve ocorrer em até 30 dias.

Cunha foi condenado a 9 anos e 4 meses por peculato, lavagem de dinheiro e corrupção passiva em regime fechado. Atualmente, ele cumpre pena de 6 anos e 4 meses no regime semiaberto, porque tem recurso pendente em relação à pena de lavagem, cuja punição é de três anos.

Desde a condenação, João Paulo manifestava a intenção de manter o mandato e, mesmo após a prisão, enfrentar um processo de cassação na Câmara. Segundo o Blog do Camarotti, a decisão de renunciar se deu por pressão do próprio PT, que temia o desgaste de se posicionar a favor do companheiro condenado numa votação aberta no plenário.

Em dos trechos de sua carta de renúncia, o petista cita o escritor e jornalista cubano Leonardo Padura que diz "...pois a dor e a miséria figuram entre aquelas poucas coisas que, quando repartidas, tornam-se sempre maiores".

No lugar de João Paulo, assumirá vaga efetiva na Câmara Iara Bernardi (PT-SP), que atualmente é deputada federal, mas suplente. A vaga dela, por sua vez, ficará com Gustavo Petta (PCdoB-SP), atualmente vereador da Câmara Municipal de Campinas.

Nenhum comentário: