terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Google Glass está próximo de ser lançado


Noticias SBR

O Google Glass, espécie de óculos inteligentes do Google, foi oficialmente anunciado em abril de 2012. Na época, o produto se parecia com algo vindo de um filme futurista, dando a impressão de ser um equipamento muito distante de nossas realidades. Quase dois anos após o anúncio do produto, o Glass já consegue mostrar sua utilização prática, atraindo muito curiosos. O aparelho é capaz de auxiliar em atividades cotidianas como, por exemplo, ler notícias, traduzir frases, auxiliar na cozinha, tirar fotos, jogar videogame e muito mais.
Novidade

É comum que as novidades causem estranheza nos usuários, mesmo entre aqueles que estão acostumados com dispositivos tecnológicos. O iPad, por exemplo, chegou a ser ridicularizado quando Steve Jobs anunciou seu lançamento. O Glass, por sua vez, foi considerado por muitos especialistas de tecnologia como um fracasso, antes mesmo de ser liberado para os primeiros testes, ainda na metade de 2013.
 

Polêmicas

O sucesso ou fracasso de vendas do Google Glass ainda é uma incógnita. Contudo, uma coisa é mais do que certa: há tempos, um novo dispositivo eletrônico não suscitava tanta polêmica antes mesmo de seu lançamento oficial. Os maiores questionamentos em relação ao Glass dizem respeito à invasão de privacidade que o dispositivo pode proporcionar: há, por exemplo, aplicativos que permitem que uma foto seja tirada apenas com um piscar de olhos.

Com a chegada do Glass ao mercado, é possível que estes questionamentos cresçam ainda mais.
 

Funcionamento

Quase todos aqueles que testam o Google Glass concordam que o aparelho, de fato, dá uma grande sensação de controle. As maiores críticas ao aparelho se dão pelo fato de que não é possível saber se você está sendo filmado ou fotografado por quem utiliza o dispositivo. A grande vantagem é que, pelo menos em sua primeira versão, o Glass é um aparelho chamativo: apesar do design semelhante ao de um par de óculos, o dispositivo possui uma câmera bem visível, que permite que ele seja prontamente reconhecido.

Desta forma, um usuário com o Google Glass pode ser rapidamente identificado. Contudo, as previsões tecnológicas supõe que, em breve, será muito mais difícil diferenciar o Google Glass de um par de óculos normal.
 

Utilização

Visto inicialmente como um “brinquedo para nerds ricos”, o Glass já vem ganhando aplicações práticas. A polícia de Nova York estuda a possibilidade de utilizar o dispositivo para auxiliar no combate ao crime. O Glass, inclusive, já está sendo testado pelo departamento de polícia da cidade. Por outro lado, há restaurantes e bares que estão proibindo os clientes de utilizar o dispositivo.

De acordo com Gary Smith, um dos responsáveis pelo aparelho, uma das coisas mais interessantes do Google Glass é a possibilidade de se fazer tudo aquilo que é feito com um smartphone, mas sem utilizar as mãos. O que é um elogio para o executivo se transforma em crítica para aqueles que reclamam do aparelho. Afinal, com o Glass, você nunca poderá saber quando está sendo filmado ou fotografado nas ruas

Nenhum comentário: