segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Dourados e Três Lagoas estão entre as cidades que tem bons empregos


Dourados


Dourados é o segundo município do Brasil em crescimento do emprego bom (aquele com salários acima de sete mínimos – R$ 5 mil ou mais). É o que aponta a Revista Veja na edição desta semana. A cidade de Três Lagoas também aparece no estudo e ocupa o terceiro lugar no ranking.

O assunto é a manchete da revista. A reportagem “Sorria: Bons empregos à frente”, em que Veja aponta o “ranking das 10 cidades brasileiras que mais oferecem vagas com salário de R$ 5 mil por mês – ou mais” mostra “Onde Estão os bons salários” no Brasil.

Veja elaborou o ranking a partir dos registros do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego com base no ano de 2013. O ranking, segundo a revista, aponta “as cidade que fogem à regra da escassez de empregos bem remunerados”.

Além do bom desempenho em 2013, a revista leva em consideração a perspectiva de o município manter o ritmo de contratação em 2014. Veja aponta Dourados como polo de educação e saúde de 30 municípios sul-mato-grossenses onde vivem mais de 1 milhão de habitantes.

A reportagem cita a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) com 28 cursos em 2013 e abertura de mais sete em 2014 com contratação de pelo menos mais 45 professores. Cita ainda a abertura dos cursos de engenharia civil, engenharia mecânica e engenharia de computação, todas voltadas para atender a demanda das 16 usinas de açúcar, etanol e energia da região.

Veja aponta o setor sucroenergético como o que cria oportunidades no setor de serviços, como restaurantes, centros de estética, escolas, academias de ginástica e hospitais. Cita o exemplo do Hospital do Coração que há 10 anos empregava 40 pessoas e hoje, 250. O hospital vai criar mais 150 empregos nos próximos dois anos.

A reportagem menciona o exemplo do médico cardiologista Matheus Andreata, de 29 anos, que trocou São Paulo por Dourados com a mulher em busca de mais tranquilidade. “Em São Paulo os médicos recém-formados pegam os horários que sobram, têm poucas consultas e a perspectiva financeira também é pior”, disse Andreatta à revista.

A equipe da Revista Veja esteve em Dourados nos dias 15, 16 e 17 de janeiro. O prefeito Murilo Zauith recebeu a repórter Nathalia Watkins em seu gabinete e falou das perspectivas de crescimento de Dourados.

Ranking:
1º - Itabira (MG);
2º - Dourados (MS);
3 – Três Lagoas (MS);
4º - Saquarema (RJ);
5º - Ipojuca (PE);
6º - Maragogipe (BA);
7º - Altamira (PA);
8º - Indaiatuba (SP);
9º - Vila Velha (ES);
10º - São José do Norte (RS).

Nenhum comentário: