terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Projeto do Google levará Android para carros da Auidi GM,Honda e Hundai

Conforme o Wall Street Journal reportou na semana passada, o Google levará o sistema Android para os automóveis. Nesta segunda-feira (6), a companhia anunciou uma parceria com as montadoras Audi, GM, Honda e Hyundai para levar o Android para um sistema automotivo interativo. Ele funcionará com processadores da Nvidia, que também integra a chamada Open Automotive Alliance, liderada pelo Google.

O objetivo dessa aliança é "tornar a tecnologia dos carros mais segura, intuitiva e divertida para todos".

"Levar a plataforma Android para o setor automotivo permitirá que parceiros integrem mais facilmente tecnologia móvel nos veículos e oferecer uma experiência familiar e sem obstáculos para que os motoristas se concentrem apenas na estrada", disse Sundar Pichai, responsável pelo Android e Google Chrome, no site oficial da aliança automotiva. "Estamos desenvolvendo funcionalidades que permitirão que o próprio carro se torne um dispositivo Android conectado."

O Google não anunciou quais serão os serviços e aplicativos levados para os veículos. No entanto, o WSJ na semana passada informou que o sistema automotivo permitirá o acesso a músicas, navegação por GPS, aplicativos e serviços, assim como acontece em smartphones e tablets com Android.

Em 2010, foi lançado na China o primeiro carro com sistema Android chamado Roewe 350. Esse modelo tem Android 2.1 em um painel eletrônico que roda um aplicativo de GPS que mostra a situação do trânsito em tempo real. Também é possível rodar DVDs e navegar na web.

Vale lembrar que a Apple e a Microsoft também têm parcerias com montadoras automotivas e podem eventualmente levar o iOS e o Windows para os carros. Até mesmo a GM está entre os parceiros da Apple e lançará carros com painéis que se integram a aplicativos de iPhone e iPad neste ano.

Nenhum comentário: