quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Hemosul anuncia crise e convoca doadores


O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) anunciou nesta quinta-feira (2) que está vivendo uma crise de grandes proporções devido ao estoque quase zerado. Nesta manhã, apenas uma bolsa de plaquetas do tipo O+ estava disponível e às 10h30min, somente um doador estava na recepção. Todas as tipagens sanguíneas estão zeradas.

Para evitar mortes, o Hemosul convoca a população a doar. “Se não tivermos uma reação imediata da população que pode comparecer no Hemosul para doação de sangue há um grande risco de que alguns pacientes não resistam e possam vir a morrer”, diz o comunicado.

As plaquetas são utilizadas para vários casos graves como leucemia, outros tipos de câncer, dengue hemorrágica, acidentes de trânsito. A doação deve ser feita com um documento oficial com foto, o candidato a doação deve ter no mínimo 55 kg, ter entre 16 e 69 anos, estar bem alimentado, bem de saúde e não pode ter bebido nas últimas doze horas socialmente e se bebeu muito, terá que esperar 48 horas.

O Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1304, Campo Grande. Mais informações pelo telefone 3312-1500.

Nenhum comentário: