terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Centro cultural abre inscrições para cursos



O Centro Cultural José Octávio Guizzo da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul está com inscrições abertas para dois cursos temporários para a área do audiovisual que acontecem em janeiro: “Roteiro para Websérie” e “Cinematografia – Fundamentos da Fotografia Audiovisual – Composição e Prática”. Ambos os cursos são direcionados para pessoas a partir de 18 anos e ministrados pelo doutor em Comunicação e Semiótica Marcelo Moreira Santos. O curso “Roteiro para Websérie” acontece de 14 a 17 de janeiro e visa formar um roteirista capaz de criar e desenvolver roteiros para projetos de ficção, documentário e piloto de série de TV.

Serão apresentados aos alunos os conceitos que envolvem a construção de um roteiro de ficção e de documentário, desde os concernentes ao design clássico dos três atos bem como a ruptura e transgressão a este formato no cinema ficcional moderno e pós-moderno. Discute ainda sobre os diferentes tipos de protagonista e o valor do clímax e expõe as diferentes correntes de cinema de documentário. O curso “Cinematografia – Fundamentos da Fotografia Audiovisual – Composição e Prática” será dividido em duas turmas, visa apresentar ao aluno os conceitos envolvidos na construção de planos cinematográficos e suas funções e usos em produções audiovisuais.

As aulas ainda reservam a aplicação destes conceitos em um trabalho audiovisual de curta-metragem, possibilitando formar um profissional capaz de transformar e traduzir um roteiro literário em imagens e movimento. Marcelo Moreira Santos é formado em Rádio e TV pela Universidade Católica Dom Bosco, especialista em Comunicação Audiovisual pela PUC-PR, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Atua principalmente no tema Poéticas do Cinema. Produziu e dirigiu três documentários sobre o povo pantaneiro em 2000 e 2001; foi premiado na categoria curta metragem em 2005 durante o 19˚ Festival de Vídeo de Santo André; possui um roteiro de longa-metragem selecionado no concurso de roteiros originais no Festival del Nuevo Cine Latino-Americano de Havana (Cuba) em 2006, além de roteiros para vídeos institucionais para empresas como Carrefour, Vivo, Banco Santander, Porto Seguros, entre outros. Em 2012, roteirizou e dirigiu o curta-metragem “Corixo – A Mulher de Branco”.

Nenhum comentário: