sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Jogadores de Videogames podem ter alucinações diz pesquisa


Terra

De acordo com um estudo conduzido pela Nottingham Trent University, que possui uma unidade especializada em games, alguns usuários mais exagerados dos videogames podem ter "percepções visuais alteradas" da realidade ou simplesmente alucinações. A pesquisa se baseou em 656 experiências com 483 jogadores que foram encontrados em fóruns online. Por outro lado - o que tem sido contestado por alguns sites -, o experimento não levou em conta o traço psicológico dos jogadores, o que teria grande peso nos resultados.

O estudo mostrou que alguns destes jogadores tiveram o entorno de sua realidade influenciado pelos jogos, como se enxergassem projeções de menus ou trechos de games, principalmente em sua visão periférica mesmo sem estar jogando. "Algumas imagens apareceram sem controle dos gamers e eram extramemente desconfortáveis quando estes não podiam se concentrar ou dormir. Essas experiências também resultaram em pensamentos irracionais, questionamentos sobre sua saúde mental, constragimento e comportamento impulsivo em contextos sociais", disseram os pesquisadores do experimento, conduzido pelo professor de psicologia Mark Griffiths.

Griffiths afirmou que não ter a base dos traços psicológico individuais realmente faz com que a pesquisa não reflita precisamente toda a comunidade gamer, mas dá uma ideia sobre o fenômeno. "Estes efeitos, mesmo que tenham vida curta, mostra que alguns deles possuem estes episódios sempre. Precisamos de mais estudos para conhecer profundamente e cognitivamente as implicações do GTP (Game Transfer Phenomena)", concluiu. Fora os episódios, outros gamers que estiveram no experimento não registraram nenhum efeito negativo.

Nenhum comentário: