domingo, 15 de fevereiro de 2026

DOURADOS Motorista embriagada é presa após fugir de acidente e chutar policiais

 



Uma mulher de 28 anos foi presa na manhã deste domingo (15) após se envolver em um acidente de trânsito e, em seguida, tentar deixar o local, no bairro Jardim Ouro Verde. O caso foi registrado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac).


De acordo com boletim de ocorrência, a equipe foi acionada para atender a uma colisão entre dois veículos no cruzamento da Avenida Weimar Gonçalves Torres com a Rua Cabral.


No local, os policiais encontraram apenas a condutora de um dos automóveis envolvidos, que relatou que a motorista do outro veículo, um VW/Gol, teria deixado a cena do acidente a pé, seguindo em direção à Rua Major Capilé. Segundo a testemunha, a mulher apresentava sinais aparentes de embriaguez.


Com base nas informações repassadas, a guarnição realizou diligências e conseguiu localizar a suspeita na Rua Major Capilé, já no interior de um veículo de aplicativo que havia sido solicitado por ela. Durante a abordagem, os policiais constataram sinais visíveis de alteração da capacidade psicomotora, como odor etílico, fala desconexa e desequilíbrio.


Ainda conforme o registro policial, no momento da detenção, a mulher passou a proferir ofensas contra os militares e a desobedecer às ordens da equipe. Ao ser colocada no compartimento de presos da viatura, ela teria desferido chutes contra os policiais.


O caso foi registrado como resistência, desacato e conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou outra substância psicoativa.

Medicina já debate se ciúme pode ser doença de verdade

 

                                             Antonioguillem - stock.adobe.com

  • Artigo defende criar diagnóstico específico para manifestação obsessiva

  • Passo seria arriscado no Brasil, com o aumento de casos de feminicídio


A linguagem cotidiana já diz quase tudo quando se fala que a pessoa tem um ciúme doentio: a escalada obsessiva dessa paixão escura, tão comum, tem mesmo um quê de doença. Daí a aceitar que passe a fazer parte do rol oficial de distúrbios mentais, bem, é outra história.


Dá o que pensar a pergunta lançada por dois psicólogos da Suécia em artigo de opinião no Jama Psychiatry, um dos periódicos da associação médica dos EUA: "O ciúme obsessivo tem lugar na psiquiatria?" David Mataix-Cols e Johan Åhlén, do Instituto Karolinska, propõem que sim, seria útil contar com uma nova categoria de diagnóstico, algo como transtorno de ciúme obsessivo, ou mórbido.


Primeira coisa que vem à cabeça: caso seja criado um número CID para essa perturbação, poderia ela vir a ser empregada por advogados de defesa como atenuante em casos de feminicídio? Matei porque estava doidão, literalmente louco de ciúme, e aqui está o médico para testemunhar que não estou inventando.


Seriam os sucedâneos médicos da violenta emoção, da perda momentânea de razão e da legítima defesa da honra que o direito tem banido da argumentação legal, sob pressão da opinião pública enojada com a covardia machista. Nada como um laudo para tirar o próprio da reta, a consagrada saidinha Bolsonaro.


Mulheres, claro, também podem manifestar ciúme doentio. Mas parece óbvio que são os homens, na maioria dos casos, os que se atribuem a prerrogativa de recorrer a agressões e violência letal. Estão aí as estatísticas para provar.


Verdade que, ao pesar prós e contras do novo diagnóstico, Mataix-Cols e Åhlén sequer cogitaram tal possibilidade. Não vivem no Brasil. Limitam-se a discutir se teria cabimento patologizar comportamento tão comum, para não dizer universal.


O busílis, argumentam, está em fixar critérios objetivos para estabelecer quando essa paixão se torna excessiva, intrusiva, persistente e incontrolável, dando margem a comportamentos compulsivos de vigilância, confrontação ou agressão. Com parâmetros para identificar os casos verdadeiramente patológicos, prevenção e tratamento poderiam ser mais eficazes.


Para isso, defendem, é preciso fazer mais pesquisas. Estudo com um milhar de suecos ciumentos, que teve Åhlén entre os autores, indicou que a obsessão prejudica trabalho, lazer e relacionamentos, estando associada com abuso de álcool. Por outro lado, histórico de ciúme em relacionamentos anteriores parece tornar a pessoa mais propensa a buscar assistência psicológica.


Talvez esteja aí a chave da responsabilização moral em caso de violência. Qualquer indivíduo que não esteja imbuído da convicção de superioridade pessoal ou de um sentimento de propriedade sobre o outro, em geral alicerçados em noções emboloradas de gêneros masculino e feminino, saberá reconhecer que passou do limite e precisa de tratamento para não recorrer às vias de fato.


Essa é a doença da atualidade: uma tendência a se fazer de vítima das próprias pulsões ou incapacidades e a brandi-las como álibis para o desempenho antissocial. O corolário disso, na medicina, vem com a proliferação de diagnósticos que estilhaçam numa miríade de transtornos o caroço duro da infelicidade contemporânea.

França identifica riscos cardiovasculares e respiratórios no uso de vape

 

                                            Fotofabrika/Adobe Stock

  • Cerca de 8% dos franceses entre 18 e 79 anos usam o dispositivo, segundo levantamento de 2024

  • Agência recomenda precaução perto de crianças e alerta para possível relação com mutações cancerígenas



A Anses (Agência Nacional de Segurança Sanitária da França) publicou ne quarta-feira (4) uma análise sobre os riscos relacionados ao cigarro eletrônico, concluindo que o vape é usado por cerca de três milhões de pessoas na França.


"Cigarro eletrônico: perigoso ou não?" é a manchete do jornal Libération, que estampa sua capa com a foto de um fumante atrás de uma nuvem de vapor produzida pelo vape. O diário destaca que em 2024 cerca de 8% dos indivíduos de 18 a 79 anos reconheciam usar o dispositivo, sendo mais de 6% de forma cotidiana.


Especialistas da Anses se apoiaram em cerca de 3.000 publicações científicas sobre o cigarro eletrônico para esta análise. Eles afirmam que o vape suscita riscos à saúde, com prováveis danos cardiovasculares, sobretudo resultando no aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca.


No que diz respeito aos efeitos respiratórios, os especialistas apontam a probabilidade de desenvolvimento de bronquite pulmonar crônica obstrutiva, uma doença progressiva e incurável. Nas mulheres grávidas, o vape pode afetar o coração, os vasos sanguíneos e o aparelho respiratório do feto.


A Anses ainda destaca que algumas publicações científicas apontam uma relação entre o cigarro eletrônico e certas mutações biológicas que favorecem as primeiras etapas de um câncer.


Mesmo que o usuário opte pelo "juice" —como é chamado o líquido do vape, sem nicotina— os riscos existem. O vape é menos nocivo que o cigarro convencional por não produzir nem monóxido de carbono nem alcatrão, mas é falso afirmar que o cigarro eletrônico não apresenta nenhum perigo para a saúde, reitera o jornal Le Parisien, ainda que o vape seja usado algumas vezes por dia e em curtos períodos.


Por outro lado, há poucas evidências quanto ao uso passivo do vape e aos possíveis danos de quem esteja nos arredores e inale o vapor exalado por estes aparelhos. Por medida de precaução, médicos entrevistados pelo Le Parisien desaconselham fumar cigarros eletrônicos perto de crianças por falta de estudos suficientes até o momento sobre o tema.

Confira dicas importantes da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul

 

                                            Foto: Arquivo Gov MS




SES reforça dicas simples para curtir o Carnaval com disposição, segurança e sem imprevistos


Com a aproximação do Carnaval, quando ruas e praças se transformam em palco para a festa e foliões se reúnem para celebrar, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) reforça um alerta importante: é possível aproveitar a alegria da folia sem descuidar da saúde. Em meio ao calor intenso, longos períodos em pé e mudanças na rotina, atitudes simples fazem toda a diferença para evitar imprevistos e garantir que a diversão não termine antes do previsto.


Entre as principais recomendações está a hidratação constante. Sob o sol e em meio à agitação, o corpo perde líquidos rapidamente. Por isso, a orientação é beber água ao longo do dia, mesmo sem sentir sede. Sucos naturais e água de coco também ajudam na reposição. E para quem não abre mão do tereré, uma boa notícia: a bebida tão presente na rotina dos sul-mato-grossenses também é fonte de hidratação e ajuda a manter o corpo hidratado, principalmente nos dias mais quentes. Ainda assim, é importante lembrar que ele não substitui a água, que deve ser consumida regularmente ao longo do dia.


Já o consumo de bebidas alcoólicas pede moderação: além de favorecer a desidratação, o álcool compromete os reflexos e aumenta o risco de acidentes. A recomendação é manter-se hidratado, pois isso ajuda a atenuar os efeitos do álcool no organismo e contribui para o seu bem-estar.


A alimentação também merece atenção. A SES orienta que os foliões priorizem refeições leves, frescas e bem armazenadas, evitando alimentos sem garantia de procedência e conservação adequada. Antes de consumir qualquer produto, é fundamental observar as condições de higiene do local e verificar se os alimentos estão refrigerados ou protegidos do calor e de insetos.


De acordo com o gerente de Alimentação e Nutrição da SES, Anderson Holsbach, escolhas equilibradas fazem diferença no bem-estar durante a festa. “O ideal é dar preferência a alimentos leves, como frutas, saladas, sanduíches naturais e preparações menos gordurosas. Eles são mais fáceis de digerir e ajudam a manter a disposição ao longo do dia. Também é importante não ficar muitas horas sem se alimentar, pois o jejum prolongado pode causar mal-estar, principalmente em dias muito quentes”, orienta.


Casos de intoxicação alimentar tendem a aumentar neste período, mas podem ser evitados com medidas simples, como higienizar as mãos antes das refeições e evitar alimentos que permaneceram expostos ao calor por muito tempo.


A proteção contra o sol é outro cuidado indispensável. O uso de protetor solar, reaplicado a cada duas horas, além de chapéus, bonés e roupas leves, ajuda a prevenir queimaduras e insolação. Sempre que possível, a recomendação é buscar locais com sombra e evitar exposição prolongada entre 10h e 16h, quando a radiação solar é mais intensa.




A atenção deve ser redobrada com os pequenos foliões. Crianças se desidratam com mais facilidade e nem sempre conseguem expressar o que estão sentindo. Pais e responsáveis devem oferecer água com frequência, garantir alimentação adequada, vestir roupas leves e evitar longos períodos sob o sol. Sinais como cansaço excessivo, sonolência, irritação ou pele muito quente e avermelhada podem indicar desidratação ou insolação e exigem cuidado imediato.


Para maior segurança, a SES também recomenda identificar as crianças com pulseiras ou crachás contendo nome e telefone do responsável — uma medida simples que facilita a localização em caso de desencontro em eventos com grande público.


A Secretaria reforça que o Carnaval é tempo de celebração, mas a prevenção deve acompanhar cada passo da folia. Com hidratação adequada, alimentação segura, proteção contra o sol e atenção especial às crianças, é possível aproveitar a festa com mais segurança, saúde e tranquilidade.

Acordo amplia vendas agrícolas aos EUA

 

                                              Foto: Pixabay


Bangladesh firmou um acordo comercial recíproco com os Estados Unidos que prevê a compra de cerca de US$ 3,5 bilhões em produtos agrícolas americanos, incluindo trigo, soja, algodão e milho. O entendimento foi assinado em 9 de fevereiro, em Washington, e é visto por entidades do setor como um avanço na ampliação do acesso ao mercado e na previsibilidade das exportações.



Pelo acordo, Bangladesh se compromete a abordar e prevenir barreiras às exportações agrícolas dos EUA, aceitando certificados emitidos por autoridades reguladoras americanas e reconhecendo medidas sanitárias e fitossanitárias, além de outras exigências aplicadas a alimentos e produtos agrícolas.


A US Wheat Associates informou que, em julho de 2025, ela assinou memorando de entendimento pelo qual Bangladesh se comprometeu a comprar 700 mil toneladas de trigo americano por ano durante cinco anos. Segundo a entidade, o país já se tornou o oitavo maior mercado de trigo dos EUA na safra 2025-26, com mais de 676 mil toneladas adquiridas até 29 de janeiro. A associação afirma que apoia essas compras com consultorias e projetos voltados à qualidade do produto.



De acordo com as informações, o US Grains & BioProducts Council avaliou que o acordo abre caminho para maior acesso ao mercado e geração de demanda imediata por milho e bioprodutos. Já o US Soybean Export Council destacou que Bangladesh é mercado-chave para a soja americana, com 1,13 milhão de toneladas registradas no ano comercial 2025/2026, além de cartas de intenção para a compra de US$ 1,25 bilhão em soja ao longo de um ano.


Crise ameaça produção de proteína animal portugues

 

                                             Foto: Pixabay



A indústria de alimentação animal enfrenta um dos momentos mais delicados dos últimos anos após a passagem de fortes tempestades que atingiram áreas estratégicas de produção. Os danos registrados em infraestrutura energética, unidades fabris, armazéns e redes logísticas já somam dezenas de milhões de euros e colocam em risco a estabilidade do abastecimento ao setor pecuário.



Em Portugal, a Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para Animais informou que cerca de 30% das empresas do setor estão localizadas em áreas abrangidas pela Declaração de Calamidade. As regiões mais afetadas são os distritos de Leiria e Santarém, onde se concentram 25% das empresas e 35% da produção nacional de ração. Também houve impactos relevantes em outras localidades, como Montijo, mesmo fora das zonas oficialmente reconhecidas em calamidade.


Segundo a entidade, a extensão dos prejuízos compromete a capacidade produtiva e pode afetar diretamente o fornecimento às propriedades pecuárias. A associação alertou o Ministério da Economia e da Coesão Territorial sobre a necessidade de rapidez e simplificação na liberação de medidas de apoio, defendendo que empresas fora das áreas classificadas também recebam assistência diante das perdas expressivas.



Representantes do setor destacaram que, sem resposta ágil, os efeitos das tempestades podem se prolongar, afetando a produção de carne, pescado, leite e ovos, além da economia rural. A entidade reforçou que esta é a crise mais grave já enfrentada pela indústria no país e que a recomposição da capacidade produtiva é essencial para evitar maior dependência externa.


A associação também manifestou solidariedade às populações e produtores afetados e colocou-se à disposição das autoridades para colaborar na definição de prioridades e soluções para a recuperação do setor.

Morre José Álvaro Moisés, cientista político e fundador do PT, aos 80 anos

 

                                             José Álvaro Moisés, professor da USP, durante debate "Em Frente pela Democracia", no Teatro Fecap

  • Ele se afogou na praia de Itamambuca, em Ubatuba, na sexta-feira (13)

  • Ele era professor da USP e referência em estudos sobre democracia


José Álvaro Moisés, professor titular de ciência política da FFLCH (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas) da USP (Universidade de São Paulo), morreu nesta sexta-feira (13), aos 80 anos.


O cientista político foi um dos fundadores do PT (Partido dos Trabalhadores), partido do qual tornou-se crítico nos últimos anos.


Ele se afogou, por volta de 17h40, na praia de Itamambuca, em Ubatuba, no litoral norte de São Paulo. Segundo o Grupo de Bombeiros Marítimos, ele foi encontrado inconsciente, na faixa de areia.


As equipes fizeram manobras de reanimação cardiopulmonar ainda na praia, até a chegada da equipe médica. Mesmo após a continuidade dos procedimentos avançados de reanimação, ele não resistiu. A morte foi constatada ainda no local pela equipe de saúde.


O velório será realizado neste domingo (15) das 8h às 11h no salão nobre do prédio da administração da FFLCH, na rua do Lago 717, Cidade Universitária, São Paulo.


Recentemente Moisés atuava no movimento Direitos Já! Fórum Pela Democracia e realizava articulações para a criação de uma frente democrática nas próximas eleições para o Senado, segundo Fernando Guimarães, coordenador do grupo.


"Ele estava envolvido na busca de um diálogo com os partidos para que a gente possa ter não mais do que dois candidatos do campo democrático por estado, para que a gente tenha condições de enfrentar com racionalidade a extrema direita e conseguir garantir uma maioria comprometida com o estado democrático de direito no Senado Federal", disse Guimarães.


Entre as décadas de 1960 e 1970, Moisés trabalhou na Folha como repórter especial, redator e editor.


O cientista político obteve sua graduação em 1970 nas primeiras turmas de ciências sociais da USP. Realizou mestrado em política e governo pela Universidade de Essex (1972) e doutorado em ciência política pela USP (1978), sob a orientação de Francisco Weffort.


Após romper com lideranças petistas, Moisés assumiu postos no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Na gestão FHC, o cientista político foi secretário de Apoio à Cultura (1995-1998) e secretário de Audiovisual (1999-2002) do Ministério da Cultura.


O cientista político "era um incansável construtor de instituições: foi fundador do Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas da USP, e foi também o primeiro coordenador do curso de gestão de políticas públicas da EACH/USP (2004/2006)", segundo nota do departamento de ciência política da USP.


"Como professor sênior do Instituto de Estudos Avançados da USP, coordenava, com grande dinamismo, o Grupo de Pesquisa da Qualidade da Democracia", segue a nota.


A ABCP (Associação Brasileira de Ciência Política) lamentou a morte e afirmou que Moisés foi uma das principais referências da ciência política brasileira, com contribuições fundamentais para os estudos sobre democracia, instituições políticas, cultura política e qualidade da democracia.


"Sua trajetória acadêmica, marcada pelo rigor intelectual e pelo compromisso com a vida pública, deixa um legado incontornável para a área e para gerações de pesquisadoras e pesquisadores. Neste momento de tristeza, a ABCP manifesta sua solidariedade aos familiares, amigos(as), colegas e estudantes", diz trecho da nota.


A professora emérita da FFLCH e colunista da Folha Maria Hermínia Tavares lembrou que Moisés teve atuações destacadas nos campos acadêmico e público.


"Ele teve um um engajamento acadêmico importante, que não era um engajamento só em pesquisa, mas era em construção institucional também, organizou o departamento de ciência política [da USP]. E teve engajamento público significativo, chegou a ocupar um posto no governo Fernando Henrique, no Ministério da Cultura."


Para o cientista político Sergio Fausto, diretor-executivo da Fundação FHC, é " importante destacar, em especial, o fato de que ele, junto com [Francisco] Weffort, esteve entre os intelectuais de esquerda, originalmente ligados ao PT, que mais contribuíram para dar valor à democracia como uma conquista civilizatória".


O presidente do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), Adrian Lavalle, também lamentou a morte de Moisés.


"Perdemos, infelizmente, uma figura central na ciência política do Brasil. Alguém que ajudou a estruturar o campo da ciência política e que contribuiu a tornar presente a ciência política nacional em diferentes fóruns internacionais", disse.


Em nota, Rafael Duarte Villa, chefe do departamento de ciência política da USP, declarou que Moisés foi um dos fundadores dos estudos da cultura política no país.


De acordo com Villa, o cientista político era "um apaixonado da democracia brasileira a qual dedicou todas suas reflexões e esforço intelectual nas últimas três décadas", deixando obras como "Crises da Democracia: o Papel do Congresso, dos Deputados e dos Partidos", "A Desconfiança Política e os seus Impactos na Qualidade da Democracia" e "Democracia e Desconfiança. Por que os Cidadãos Desconfiam das Instituições Públicas".


O PT, que teve Moisés como um de seus fundadores, divulgou nota na qual afirmou que "sua trajetória intelectual esteve marcada pelo compromisso com o estudo das instituições democráticas e pelo acompanhamento atento da vida política nacional".


"Moisés sempre se colocou no campo do debate democrático, contribuindo para o pluralismo de ideias que fortalece a sociedade brasileira", completou o partido.


Francisco Lima NetoBárbara SáFolha de São Paulo

Simone decide futuro com Lula até o final do mês

 

                                            Divulgação


A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), confirmou à reportagem que se reunirá, até o final do mês com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para definir o futuro político.


“Até o final do mês. PR (presidente da República) só volta dia 24 da Índia”, justificou a ministra, quando indagada sobre a data para a definição, que ela esperava ter saído antes do carnaval.


Simone disse que não há definição sobre o cargo que concorrerá, diante das inúmeras possibilidades apresentadas pelo grupo político.


A sul-mato-grossense não esconde a preferência por disputar o Senado no estado natal, mas a dificuldade para fechar chapa em São Paulo, com Fernando Haddad (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) se recusando a concorrer, pode fazê-la mudar de domicílio eleitoral.


Simone também foi sondada para disputar o Governo de São Paulo e não é descartada para vice-presidente. Lula tenta trazer o MDB para coligação e Simone seria a favorita para vice , ao lado de Renan Filho.


Lula e Simone têm até 4 de abril para decidir se ela concorre em Mato Grosso do Sul, porque é este o prazo para trocar de domicílio eleitoral. Todavia, ainda que troque, poderá ficar alguns meses na indefinição se disputará Senado, governo ou a vice-presidência.


Wendell Reis Investiga MS

Cúpula do PL se reúne em março para ajustar palanque em Mato Grosso do Sul

 

                                              Foto: Reprodução


O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, receberá no início de março, em Brasília (DF), o presidente estadual da legenda em Mato Grosso do Sul, o ex-governador Reinaldo Azambuja, e o governador Eduardo Riedel (PP). O encontro terá como foco o alinhamento da estratégia eleitoral do partido no Estado.


A reunião foi confirmada por Azambuja, que informou que a data foi definida pelo próprio Valdemar durante visita à sede do PL em Campo Grande. Na pauta, segundo o ex-governador, está a organização da campanha do pré-candidato do partido à Presidência da República, o senador Flávio Bolsonaro (RJ), em Mato Grosso do Sul, além do apoio à reeleição de Riedel.


“Nosso compromisso é engrandecer o PL e derrotar a esquerda nas próximas eleições”, declarou Azambuja. Ele acrescentou que também poderá entrar em discussão a situação dos deputados Marcos Pollon e João Henrique Catan, que anunciaram pré-candidaturas ao governo do Estado e ao Senado, respectivamente, pelo partido.


Na semana passada, após reunião em Brasília com Valdemar Costa Neto e com o secretário-geral nacional do PL, senador Rogério Marinho, Azambuja afirmou que a executiva nacional pretende dialogar com Pollon e Catan para alinhar o projeto eleitoral da sigla em Mato Grosso do Sul.


De acordo com o ex-governador, está mantida, a princípio, a aliança para a reeleição de Riedel, além da montagem de chapas competitivas para a Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa. “Precisamos estar em sintonia. O nosso foco é eleger três deputados federais e, pelo menos, seis estaduais”, afirmou.


Em relação à disputa ao Senado, Azambuja reiterou que o PL seguirá o que já foi acordado. “Uma das pré-candidaturas é minha, e o outro nome será definido com base em quem aparecer melhor nas pesquisas de intenção de voto. Isso não mudou”, disse.


Sobre os dissidentes, o dirigente estadual afirmou não compreender o posicionamento de Pollon e Catan. “O nosso adversário é o PT. Precisamos construir um palanque unificado da direita e do centro para que o senador Flávio Bolsonaro enfrente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, argumentou.


Vice na chapa presidencial


Também nesta semana, Valdemar Costa Neto defendeu a escolha de uma mulher para compor a chapa de Flávio Bolsonaro à Presidência. Ele citou como nome ideal a senadora Tereza Cristina (PP), avaliando que ela também teria condições de disputar o Palácio do Planalto.


Tereza Cristina, por sua vez, afirmou que considera prematura qualquer discussão sobre a vice-presidência. “Acho muito cedo para essa conversa. O vice é a última coisa. Essa é uma decisão que será tomada pelos partidos que vierem a se coligar”, declarou, acrescentando estar lisonjeada com a lembrança de seu nome.



Fonte Correio do Estado

Vereadores votam alteração no Prodes e veto do Executivo na sessão de quinta-feira

 





Projeto com alteração no Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social), para dar mais segurança jurídica aos empreendedores e incentivar a geração de emprego e renda, será votado pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, na sessão ordinária de quinta-feira, dia 19. Também será apreciado Veto do Executivo a proposta sobre propagandas em abrigos de ônibus. As duas proposições serão votadas em única discussão.


O Projeto de Lei Complementar 1019/26, de autoria do Executivo, prevê mudanças na Lei do Prodes (previsto na Lei Complementar 418, de 2021) para viabilizar a “possibilidade de exclusão da cláusula de reversão dos imóveis onde os beneficiários cumpriram rigorosamente os compromissos assumidos junto à municipalidade”.


A proposta estabelece que se constatado o cumprimento integral dos compromissos assumidos, poderá ser realizada a baixa do registro da cláusula de reversão após 10 anos da celebração da escrituração do imóvel incentivado, se for localizado nos polos empresariais e após 20 anos se estiver localizado fora dos polos empresariais.


O debate sobre aperfeiçoamento na Lei do Prodes acontece há bastante tempo na Câmara Municipal, com a participação de entidades como Associação Comercial e Industrial de Campo Grande, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fiems, Fecomércio, empresários e secretários municipais.


O vereador Epaminondas Neto, o Papy, presidente da Câmara Municipal, falou sobre a votação da alteração na lei do Prodes durante a sessão de quinta-feira, na Palavra Livre. “Nós votaremos aqui nesse Plenário uma lei histórica, que vai garantir segurança aos empresários de Campo Grande, que já atuam em áreas, em alguns casos empreendendo há 20 anos, e desenvolvem emprego, renda, trazem capital novo, mas ainda não têm a legitimidade daquilo que a lei já estabeleceu”.


Ele enfatizou que a proposta corrige distorção na lei, problema que se arrasta há anos e reforçou o papel do setor produtivo na economia. Lembrou ainda que há um processo criterioso para definir as empresas que receberão incentivos na Lei do Prodes, com aprovação prévia do Codecon (Conselho de Desenvolvimento Econômico), onde já constam dados sobre investimentos e empregos gerados. Depois o Executivo envia o projeto de lei à Câmara Municipal, que precisa aprová-lo em Plenário.


Também na sessão de quinta, será votado Veto Total do Executivo ao Projeto de Lei 11.798/25, que dispõe sobre a exploração de propagandas em abrigos de paradas de ônibus do transporte coletivo de Campo Grande pelas instituições da sociedade civil organizada. A proposta é do vereador Ronilço Guerreiro. Pelo projeto, as associações de moradores poderiam utilizar os pontos para propaganda e usar o recurso arrecadado para manter esses espaços, além de aplicar em projetos comunitários. No veto, a prefeitura alega que já há normativa sobre o tema, vício de iniciativa, além de justificar que está em andamento Procedimento de Manifestação de Interesse voltado à apresentação de estudos de modelagem, viabilidade, padronização, manutenção e modernização dos abrigos.


A sessão ordinária inicia às 9 horas e pode ser acompanhada presencialmente ou nas transmissões ao vivo pela TV Câmara, no canal 7.3, e no Youtube da Casa de Leis.

Mestre de obras morre após bater motocicleta em árvore

 



Um motociclista de 43 anos, morreu na madrugada deste domingo, dia 15 de fevereiro, após um grave acidente de trânsito ocorrido no bairro Jardim Campo Alto, em Campo Grande. Conforme o boletim de ocorrência, a vítima trafegava pela Rua José Carlos da Silva Almeida, quando perdeu o controle da direção e colidiu frontalmente contra uma árvore. Com o impacto, a vítima morreu antes mesmo de receber atendimento médico.


Conforme o registro policial, o acidente aconteceu por volta das 2h50. O homem pilotava uma Yamaha no sentido sul/norte quando sofreu um desvio direcional à esquerda.


De acordo com a perícia técnica que esteve no local, não foram encontradas testemunhas ou câmeras de segurança que pudessem detalhar se houve a participação de outro veículo no sinistro. O óbito foi constatado por uma equipe do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) às 3h30.


Segundo o site Midiamax, com a vítima, os policiais encontraram pertences pessoais como celular, carteira com R$ 255 em dinheiro e uma corrente dourada.

Sétima rodada tem quatro jogos neste domingo e CEN pode abrir vantagem na liderança

 

                                             Foto: Anderson Menezes


A sétima rodada do Campeonato Sul-Mato-Grossense acontece neste domingo (15) e vai colocar, enfim, os dez times com o mesmo número de jogos nesta primeira fase. A partida entre Operário FC e FC Pantanal, vencida pelo Galo por 3 a 0, foi antecipada a pedido dos clubes, que, portanto, já entraram em campo sete vezes, enquanto os demais fizeram seis jogos.


Duas partidas começam às 15h30. No Estádio Laertão, o Costa Rica EC tenta reencontrar o caminho das vitórias após três empates seguidos e uma derrota, mas a tarefa não será fácil. O adversário é o líder do campeonato CE Naviraiense que, apesar de ter começado com derrota, acumula pontos com vitórias, inclusive duas delas fora de casa. Paulo Henrique Salmázio é o árbitro, auxiliado por Cláudio Henrique Verão e Ana Paula Barbosa. O quarto árbitro é Guilherme Augusto Hickmann. A partida tem transmissão pelo canal Lance! no YouTube.


No Estádio Douradão, o Dourados AC busca superar a crise que deixou o time na zona de rebaixamento e custou o emprego do técnico Ariel Lanzini. O adversário é AA Bataguassu, que não atravessa seu melhor momento na competição, já que vem de três jogos sem vencer, entre eles dois empates em casa. O árbitro é Raphael de Souza Cosmo, com os assistentes Jair Antônio de Souza e Wescley da Silva Marques nas laterais. O quarto árbitro é Josué Aires Gaúna.


Outros dois jogos começam às 17h e misturam disputa pela zona de classificação com corrida contra a zona de rebaixamento. No Estádio Ninho da Águia, em Rio Brilhante, o EC Águia Negra quer superar a derrota em casa na última rodada e encara o Corumbaense FC, animado por ter conquistado a primeira vitória no campeonato no meio de semana. Renan Novaes Insabralde é o árbitro, auxiliado pelos assistentes Luiz Fernando Colete e Bruno Lira de Arruda. O quarto árbitro é Fábio Silva de Oliveira. O jogo tem transmissão pelo canal Águia Negra TV, no YouTube.


No Estádio Saraivão, o lanterna Ivinhema FC conta com apoio da torcida para deixar a incômoda posição e enfrenta o CR Aquidauana, também na parte de baixo da classificação, mas que venceu no meio de semana e quer repetir o feito fora de casa. O árbitro é Altair Rodrigues, auxiliado por Marcos dos Santos Brito e Lucas de Paula da Silva. O quarto árbitro é Jeury Wesley Soares. A partida tem transmissão pelo canal Azulão TV, no YouTube.


Classificação


Com seis rodada completas, a liderança está o Naviraiense, que igualou os 13 pontos do Operário, mas tem uma vitória a mais. O Bataguassu está em terceiro com nove pontos, seguido pelo Pantanal com oito, Costa Rica com sete e Corumbaense com seis, fechando a zona de classificação. Aquidauana e Águia Negra também somam seis pontos, assim como o DAC, mas que está na zona de rebaixamento pelos critérios de desempate. O lanterna é o Ivinhema, com cinco pontos.

Ponte Preta x São Paulo pelo Paulistão: onde assistir ao vivo, estatísticas, histórico e escalações

 

                                            Foto:Jhony Inácio/Ag. Paulistão


Pela última e oitava rodada do Campeonato Paulista, Ponte Preta e São Paulo se enfrentam neste domingo, a partir das 20h30 (de Brasília). O jogo será realizado no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. 



Onde assistir Ponte Preta x São Paulo ao vivo? 

Streaming: HBO Max 


Como chegam Ponte Preta e São Paulo 

Após ser campeã da Série C, a Macaca teve seu rebaixamento decretado no Campeonato Paulista com duas rodadas de antecedência. Em sete rodadas, a Ponte não conquistou nenhuma vitória na competição, com apenas um empate, diante do Noroeste.  


O Tricolor, por sua vez, é um dos líderes do Brasileirão, com sete pontos em três rodadas. No Paulistão, o São Paulo ainda possui condições de se classificar às quartas de final do Estadual. Um triunfo simples é o suficiente para a equipe de Hernán Crespo. 



Histórico de confronto entre Ponte Preta x São Paulo 

Em 132 jogos na história, o São Paulo leva a melhor que a Ponte Preta: são 68 vitórias tricolores, 38 empates e 26 triunfos da Macaca. 


  

Últimos duelos: 

19/02/2025 - São Paulo 1x2 Ponte Preta (Paulistão)

10/02/2024 - Ponte Preta 2x0 São Paulo (Paulistão)

13/02/2022 - Ponte Preta 1x2 São Paulo (Paulistão)

01/03/2020 - São Paulo 2x1 Ponte Preta (Paulistão)

09/02/2019 - Ponte Preta 1x0 São Paulo (Paulistão) 


 

Prováveis escalações 

 


Ponte Preta: Diogo Silva; Pacheco, David Braz, Lucas Cunha e Kevyson; Rodrigo Souza, Telles e Elvis: Diego Tavares, Cristiano (Miguel) e Bryan Borges.

Treinador: Marcelo Fernandes. 


 

São Paulo: Rafael; Maik, Ferraresi, Sabino e Wendell; Pablo Maia, Danielzinho e Marcos Antônio; Ferreira e Tapia.

Técnico: Hernán Crespo 


  


Arbitragem de Ponte Preta x São Paulo 

Árbitro: Fabiano Monteiro dos Santos

Árbitro Assistente 1: Evandro de Melo Lima

Árbitro Assistente 2: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa

Quarto Árbitro: Gabriel Henrique Meira Bispo

VAR: Daiane Muniz 


  


Próximo jogo do Ponte Preta  

Jogo: Athletic Club x Ponte Preta | Série B do Campeonato Brasileiro 

Data e horário: 21 de março (sábado) | horário a definir

Local: Estádio Joaquim Manoel 


 


Próximo jogo do São Paulo 

Jogo: Coritiba x São Paulo | Campeonato Brasileiro

Data e horário: 26 de fevereiro (quinta-feira) | 20h (de Brasília)

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba 


 

Ficha técnica  

Jogo: Ponte Preta x São Paulo

Data e horário: 15 de fevereiro | 20h30 (de Brasília)

Competição: Campeonato Paulista

Local: Estádio Moisés Lucarelli

Onde Assistir: HBO Max 

Eventos em Campo Grande e no interior(15)

                                              Reprodução



Domingo (15)

Bloquinho do Brincar - Voltado ao público infantil, o Bloquinho do Brincar propõe um Carnaval com menos telas e mais brincadeiras coletivas. A programação inclui desfile de fantasias, música, dança e atividades lúdicas, em um ambiente pensado para famílias. A ação integra a programação cultural do Sesc MS em parceria com o Pátio Central Shopping.

Horário: a partir das 15h

Local: Pátio Central Shopping

Entrada: Gratuita


Bloco DJ Também Samba - Dentro da programação do Carnaval Fora da Caixa, o Vizú Ateliê Bar recebe mais uma edição do Bloco DJ Também Samba, desta vez com foco no psytrance. Nos decks, os DJs Psycodin, Vertin, Green e Duck comandam a pista com sets psicodélicos e dançantes.

Horário: 16h

Local: Vizú Ateliê Bar – R. Antônio Maria Coelho, 1290

Entrada: Gratuita


Carnavalzinho do Bosque - O Shopping Bosque dos Ipês entra no clima da folia com uma programação especial para as crianças. O Carnavalzinho do Bosque traz bailinho infantil, oficinas criativas, pintura facial e desfile de fantasias para o público infantil e também para os pets.

Horário: 15h às 18h

Local: Shopping Bosque dos Ipês

Entrada: Gratuita


Bloco Capivara Blasé - Um dos blocos mais tradicionais e animados da cidade, o Capivara Blasé ocupa a Esplanada Ferroviária por dois dias de folia. A programação reúne shows do Grupo Sampri, Projeto Kzulo e Silveira, além de sets dos DJs Gaiezza, Afro Queer, Gikka e LadyAfroo.

Horário: 15h às 00h

Local: Esplanada Ferroviária

Entrada: Gratuita


Dragons Beer – UsKaradaKombi - A banda UsKaradaKombi se apresenta no Dragons Beer com um show que mistura folk pantaneiro, música regional brasileira e releituras em formato intimista. A noite integra a programação musical da casa, conhecida pelo clima descontraído e foco em música ao vivo.

Horário: 18h

Local: Dragons Beer

Entrada: Gratuita até 19h30; após, R$ 10


Feira do Bosque – BosqueFolia - A Feira do Bosque da Paz entra no clima do Carnaval com a edição especial BosqueFolia. A programação inclui concurso de fantasia para crianças e pets, oficina de máscaras e o tradicional encontro de gastronomia, artesanato e lazer ao ar livre.

Horário: 9h às 15h

Local: Praça Bosque da Paz

Entrada: Gratuita


Carnaval no Shopping CG - O Shopping Campo Grande promove uma tarde carnavalesca com cortejo, pintura facial, desfile infantil, bailinho e oficina de balangandã, em uma programação pensada para toda a família.

Horário: 15h às 19h

Local: Shopping Campo Grande – Av. Afonso Pena, 4909

Entrada: Gratuita


Carnaval infantil no Norte Sul – O Shopping Norte Sul Plaza prepara uma programação especial para a criançada, com oficinas de customização, pintura facial e atrações recreativas que celebram o Carnaval de forma leve e divertida.

Horário: a partir das 15h

Local: Norte Sul Plaza

Entrada: Gratuita


Carna Vexame - No domingo, o Vexame segue funcionando como ponto de apoio para quem circula pelos blocos da Esplanada Ferroviária. O espaço oferece bar estruturado, área reservada e ambiente interno para descanso durante a folia.

Horário: a partir das 17h

Local: Vexame Bar

Entrada: Consumação de R$ 60; crianças pagam R$ 20 em consumação


Bloco do Buraco Quente - O Ponto Bar recebe o camarote do Bloco do Buraco Quente, com discotecagens de Gustavo Freitas e Freitas, garantindo pista animada e clima de festa para fechar o domingo de Carnaval.

Horário: 20h

Local: Ponto Bar

Entrada: R$ 150, pelo link https://beta.sympla.com.br/evento/camarote-ponto-beats-2026/3304227


Corumbá

Carnaval de Corumbá - Neste domingo, o destaque fica por conta dos desfiles das escolas de samba da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) na passarela montada na Avenida General Rondon. As atividades também incluem Casario Folia e Jardim Folia para famílias.

Horário: a partir das 16h

Local: Avenida General Rondon – Corumbá

Entrada: Gratuita


Paranaíba

Carnaíba - O domingo de Carnaval no Carnaíba reserva diversão para toda a família com a tradicional matinê. A partir da tarde, personagens e atrações infantis garantem um ambiente leve e festivo para crianças, jovens e adultos aproveitarem a folia com conforto.

Horário: a partir de 15h

Local: Praça do Carnaíba

Entrada: Gratuita


Rio Verde de Mato Grosso 

Rio Verde Folia 2026 – O domingo de Carnaval traz uma programação especial voltada para a família, começando com uma matinê a partir da tarde na Praça das Américas. Para criançada terá brinquedos infláveis, pintura facial e apresentação da Banda Sintonia Show. À noite tem show com Top Samba e Juliana Moneiro. 

Horário: A partir das 16h (matinê); 21h (shows noturnos)

Local: Praça das Américas – Rio Verde de Mato Grosso (MS)

Entrada: Gratuita


Jardim

Jardim Folia - O domingo é pensado para todas as idades. Durante a tarde, a tradicional matinê transforma a Praça do Encontro em um espaço lúdico, com atividades para as crianças. Às 18h30, tem aula de zumba. Mais à noite, a programação segue com muito axé e shows que mantêm a energia lá em cima. Vai ter Banda TG, Genny Dantas, além de Rominho e banda.

Horário: a partir das 16h (matinê); 21h (shows noturnos)

Local: Praça do Encontro

Entrada: gratuita


Rochedo

Rochedo Folia - O domingo reserva um momento especial para a criançada. A matinê traz show de Angélica & Nohir, além de brinquedos e atividades recreativas, garantindo um Carnaval leve e divertido para toda a família. À noite, Fernandinho & Banda F.D.A retornam ao palco para embalar os foliões até tarde.

Horário: a partir das 16h (matinê); 22h (shows noturnos)

Local: Praça de Eventos Helena Rezende Ribeiro

Entrada: Gratuita

Palmeiras x Guarani pelo Paulistão: onde assistir, estatísticas, histórico e prováveis escalações

 

                                              (Foto: Guilherme Veiga/Ag. Paulistão)


Depois de garantir a liderança do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras volta as atenções ao Campeonato Paulista. Neste domingo, o Alviverde recebe o Guarani, na Arena Crefisa Barueri, a partir das 20h30 (de Brasília), pela oitava rodada da fase de grupos do Estadual.


Palmeiras x Guarani: onde assistir ao vivo?

Streaming: HBO Max

O torcedor também pode acompanhar os lances em tempo real da partida aqui no site da Gazeta Esportiva.

Como chega o Palmeiras para o confronto?

O Palmeiras vem embalado por três vitórias consecutivas na temporada. Na última rodada do Estadual, o Verdão venceu o Corinthians por 1 a 0, na Neo Química Arena. A equipe comandada por Abel Ferreira tem cinco vitórias e duas derrotas no Estadual. O Verdão é o vice-líder da competição com 15 pontos conquistados e pode assumir a liderança se vencer e o Novorizontino tropeçar.


Como chega o Guarani para o confronto?

O Guarani chega para o duelo vindo de uma derrota por 2 a 0 para o Botafogo-SP. O Bugre tem 11 pontos e ocupa a sexta posição na tabela. Sendo assim, nesta posição, consegue avançar às quartas de final. Para não depender de mais nenhum resultado, o time de Matheus Costa precisa de apenas uma vitória para confirmar a vaga no mata-mata.


Estatísticas

Palmeiras na temporada

Jogos: 10

Vitórias: 7

Empates: 1

Derrotas: 2

Gols pró: 17

Gols contra: 10

Artilheiro: Flaco López, com 4 gols


Guarani na temporada

Jogos: 7

Vitórias: 3

Empates: 2

Derrotas: 2

Gols pró: 5

Gols contra: 6

Artilheiro: Guilherme, Hebert, Jonathan, Kewen e Raphael Borges, com 1 gol cada um.


Prováveis escalações

Para esta partida, o Palmeiras deve voltar a ter mudanças no time. Abel Ferreira repetiu a escalação do time nos três últimos compromissos e, já classificado ás quartas, voltará a fazer a gestão do elenco. Com isso, deve mandar a campo um time reserva. O treinador será baixa à beira do gramado já que cumprirá suspensão após ser expulso no Derby.


Jhon Arias está à disposição da comissão técnica, mas é dúvida. O colombiano chegou ao Brasil na sexta feira e só fez sua primeira atividade no CT neste sábado.


O Guarani, por sua vez, volta a contar com o goleiro Caíque França, que cumpriu suspensão na partida contra o Botafogo-SP. Por outro lado, o técnico ganhou dois desfalques por suspensão.


Provável escalação do Palmeiras

Marcelo Lomba; Giay, Bruno Fuchs, Benedetti e Jefté; Emiliano Martínez, Larson e Lucas Evangelista; Riquelme, Sosa e Luighi.

Técnico: João Martins (auxiliar técnico)


Desfalques: Figueiredo (transição física) e Paulinho (cirurgia na perna direita)

Dúvidas: Felipe Anderson (transição física) e Jhon Arias

Provável escalação do Guarani

Caíque França; Rian; Maurício Antônio; Jonathan Costa e Emerson; William Farias; Kauan Jesus e Nathan Melo; Mirandinha; Lucca e Guilherme Parede.

Técnico: Matheus Costa


Desfalques: Isaque e Diego (suspensos)

Retorno: Caíque França

Arbitragem de Palmeiras x Guarani

Árbitro: João Vitor Gobi

Assistentes: Daniel Luis Marques e Denis Matheus Afonso Ferreira

VAR: Thiago Duarte Peixoto


FICHA TÉCNICA

🟢⚪ PALMEIRAS X GUARANI 🟢⚪

Competição: Campeonato Paulista (8ª rodada)

Data: 13 de fevereiro de 2026 (domingo)

Horário: às 20h30 (de Brasília)

Local: Arena Crefisa Barueri, em Barueri (SP)


Por Victoria Romanelli

Flamengo aguarda departamento médico para definir time contra o Botafogo

 

                                             OTOS: GILVAN DE SOUZA/ FLAMENGO



O Flamengo encara o Botafogo neste domingo (15), às 17h30, pelas quartas de final do Campeonato Carioca, com algumas indefinições. O fato de o jogo ser no gramado sintético do estádio Nilton Santos pode influenciar a escalação.


O técnico Filipe Luís já sabe que não contará com Saúl, em recuperação de cirurgia no tornozelo. A tendência é que Jorginho também não atue devido a um problema muscular - ele já ficou fora contra o Vitória.


O foco do departamento médico está em Luiz Araújo. Após desfalcar o time em três partidas por dores na coxa direita, o atacante segue em processo de condicionamento físico.


O Flamengo estuda a possibilidade de poupar alguns jogadores devido às suas condições físicas. O lateral Alex Sandro e o meia De la Cruz podem ficar fora da lista de titulares. Outro nome que deve ficar no banco de reservas é Arrascaeta. O astro tende a dar espaço para Plata na lista de titulares.


Depois do jogo contra o Botafogo, o Flamengo terá mais uma decisão pela frente. Na quinta-feira, inicia a disputa do título da Recopa Sul-Americana diante do Lanús, na Argentina.

São Bernardo x Corinthians: veja onde assistir ao jogo pelo Paulistão

 

                                            Foto: Divulgação / Agência Corinthians



O Corinthians visita o São Bernardo na noite deste domingo, às 20h30 (de Brasília), no Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP), em duelo válido pela oitava rodada do Campeonato Paulista.


Onde assistir ao vivo?

TV: Record (aberta).

Streaming: HBO Max (pago).

Tempo real: Gazeta Esportiva.


Como chegam as equipes?

Corinthians e São Bernardo chegam em situações diferentes no Campeonato Paulista. O Timão é o 5º colocado da tabela, com 11 pontos. O São Bernardo, em 12º, tem oito pontos. O time da casa precisa vencer para continuar tendo chances de se classificar para a próxima fase da competição.


Em contrapartida, o Corinthians tem um panorama favorável no Paulista. O último jogo do Alvinegro pela competição foi a derrota em casa para o Palmeiras. Um empate já garante o Timão na próxima fase do torneio.


Arbitragem

Não divulgada

FICHA TÉCNICA

SÃO BERNARDO X CORINTHIANS


Local: Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo (SP)

Data: 15 de fevereiro de 2026 (Domingo)

Horário: 20h30 (de Brasília)

Árbitro: Não divulgado.

Com Neymar e Gabigol, Santos encerra preparação para pegar o Velo Clube

 

                                             Neymar e Gabigol - Foto: Raul Baretta / Santos FC



O Santos encerrou neste sábado a preparação para o jogo contra o Velo Clube neste domingo, às 20h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, pela última rodada do Campeonato Paulista. O Peixe precisa vencer para garantir sua vaga nas quartas de final do Estadual.     


Na atividade deste sábado, Neymar e Gabigol treinaram normalmente e deverão ser relacionados à decisão pelo Estadual. O camisa 10 vive a expectativa de estrear em 2026, após passar por uma artroscopia no joelho esquerdo. 


Gabigol, por sua vez, não atuou no meio da semana contra o Athletico-PR por conta do gramado sintético da Arena da Baixada. O atacante reclamou de dores durante a semana e foi preservado


Provável escalação 

Apesar dos retornos de Neymar e Gabigol, o técnico Juan Pablo Vojvoda sofrerá com as ausências de Adonis Frías, Zé Rafael e Willian Arão, que estão no departamento médico. 


Um provável time do Santos tem: Gabriel Brazão; Mayke, Luan Peres, Zé Ivaldo e Vini Lira; João Schmidt, Gabriel Bontempo e Gabriel Menino; Miguelito (Thaciano), Rony (Neymar) e Gabigol. 


 


Luta pela classificação 

Dos grandes do estado, o Santos é o que possui as menores chances de classificação para a fase seguinte. O Peixe precisa vencer para seguir com possibilidades de garantir sua vaga. Além disso, a equipe de Vojvoda necessita de tropeços dos times do G8 para avançar. Um empate ou uma derrota decretam a eliminação. 


Do outro lado, o Velo Clube luta contra o rebaixamento. O clube de Rio Claro está na zona da degola e só conseguirá escapar em caso de vitória contra o Santos, não dependendo de nenhum outro resultado. 

Saúde orienta foliões para um Carnaval com mais cuidado e bem-estar

 


Com a chegada do Carnaval e o aumento da participação em blocos, festas e eventos populares, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-CG), reforça as orientações para que a população aproveite o período com mais tranquilidade e segurança. 


Eventos com grande circulação de pessoas, calor intenso e mudança na rotina pedem atenção redobrada com hábitos simples de prevenção. Durante esse período, é comum o aumento de quadros respiratórios, como gripe e Covid-19, além de infecções transmitidas pelo contato próximo, como herpes labial e candidíase oral. 


Também é importante manter os cuidados em relação às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como HIV, sífilis, hepatites virais, herpes genital e Mpox. 


Atenção à procedência de alimentos e bebidas é uma das principais ferramentas para pular carnaval de forma segura, evitando, assim, o consumo de produtos de origem desconhecida.  


A hidratação constante também é fundamental para enfrentar as altas temperaturas, assim como o uso consciente de bebidas alcoólicas. Situações como desidratação, insolação e acidentes também tendem a aumentar quando há exposição prolongada ao sol e consumo excessivo de álcool. 


Cuidados simples fazem a diferença 


Para aproveitar a folia com mais segurança, a orientação é adotar medidas preventivas no dia a dia: 


Usar preservativo em todas as relações sexuais 

Manter a vacinação atualizada, especialmente contra hepatites e Covid-19

Higienizar as mãos com frequência ou utilizar álcool em gel

Consumir alimentos e bebidas de procedência confiável

Beber bastante água ao longo do dia

Não dirigir após consumir bebida alcoólica

Em caso de sintomas como febre, manchas no corpo, dor intensa, alterações visuais, lesões na pele ou sinais de infecções, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.

Peritos da Polícia Científica de MS orientam sobre cuidados relacionados ao ‘Boa Noite, Cinderela’

 

                                           Especialista em toxicologia forense alerta para cuidados simples que podem evitar crimes em ambientes festivos 


Especialista em toxicologia forense alerta para cuidados simples que podem evitar crimes em ambientes festivos


A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio da DQT (Divisão de Química e Toxicologia), orienta a população para os riscos do uso criminoso de substâncias conhecidas popularmente como “Boa Noite, Cinderela”, especialmente durante o período de Carnaval, quando há maior consumo de bebidas alcoólicas e maior circulação de pessoas em eventos públicos e privados.


De acordo com o perito criminal Evandro Rodrigo Pedon, essas substâncias incluem, em geral, medicamentos sedativos e depressores do sistema nervoso central, como benzodiazepínicos, que podem ser adicionados às bebidas sem que a vítima perceba. Os efeitos envolvem sonolência intensa, confusão mental, perda de memória e redução da capacidade de reação, o que facilita a prática de crimes.


“Essas substâncias reduzem rapidamente a percepção do ambiente e a capacidade de defesa da vítima, criando uma situação de extrema vulnerabilidade. Em muitos casos, a pessoa só percebe que algo está errado quando os efeitos já estão avançados”, explica o perito.



Atenção redobrada com bebidas, principalmente em ambientes festivos, é fundamental para a prevenção.

A Polícia Científica realiza exames toxicológicos para identificação dessas substâncias durante as investigações, mas a orientação é que a prevenção seja priorizada. Entre os cuidados recomendados estão evitar aceitar bebidas de desconhecidos, não perder o copo de vista e desconfiar de alterações repentinas no sabor, cheiro ou nos efeitos da bebida.


Outro fator de risco é a associação dessas substâncias com o álcool, que potencializa os efeitos no organismo. “Mesmo em pequenas quantidades, a combinação pode causar desorientação severa. Ao perceber qualquer mal-estar incomum, a pessoa deve procurar ajuda imediatamente e, sempre que possível, estar acompanhada por alguém de confiança”, orienta Pedon.


Em situações suspeitas, a recomendação é buscar atendimento médico o quanto antes e registrar ocorrência policial. A coleta de material biológico nas primeiras horas após o fato é essencial para a identificação das substâncias.


Ao compartilhar informações técnicas de forma acessível, a Polícia Científica contribui para que a população esteja mais atenta e saiba como agir diante de situações suspeitas, especialmente em períodos de maior exposição, como o Carnaval.

SES garante distribuição de 1,3 milhão de preservativos para fortalecer prevenção às ISTs

 

                                            Foto: Reprodução/Ministério da Saúde



Estratégia inclui preservativos externos e internos, gel lubrificante e reforço na testagem rápida


Entre o brilho das fantasias e o ritmo dos blocos, há uma pauta que não pode sair do foco: a prevenção. Com as festividades do Carnaval, período marcado pelo aumento da circulação de pessoas e das interações sociais, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) intensificou a distribuição de insumos e a oferta de testagem para fortalecer as estratégias de enfrentamento às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em todo o estado.


Para este Carnaval, foram distribuídos 1.379.200 preservativos externos — 738.400 unidades Sensi e 640.800 unidades Tex —, além de 123.299 preservativos internos e 97.100 unidades de gel lubrificante. A iniciativa, coordenada pela gerência de IST/Aids e Hepatites Virais, tem como foco garantir acesso facilitado aos métodos de proteção e fortalecer a rede de cuidado nos municípios.




A estratégia inclui, ainda, o reforço na testagem rápida. A SES distribuiu 14.325 testes rápidos de HIV (T1), 1.375 testes confirmatórios (T2), 15.200 testes de sífilis, 10.475 testes de hepatite B, 12.300 testes de hepatite C e 1.100 autotestes de HIV, ampliando a capacidade de diagnóstico oportuno durante o período.


Segundo a gerente de IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Larissa Martins, o Carnaval é também um momento estratégico para ampliar o acesso à informação e aos serviços de saúde. “O uso do preservativo continua sendo a principal forma de prevenção das ISTs e deve estar presente em todas as relações sexuais. Quando garantimos a distribuição adequada e fortalecemos a testagem, ampliamos a autonomia das pessoas para que vivenciem esse período com responsabilidade e segurança”, afirma.


Além dos preservativos e da testagem, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza estratégias complementares de prevenção ao HIV. A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é indicada para pessoas com maior vulnerabilidade e reduz significativamente o risco de infecção pelo vírus. Já a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é uma medida de urgência, que deve ser iniciada em até 72 horas após uma situação de risco, como relação sexual desprotegida.


A SES reforça que a PEP está disponível gratuitamente na rede pública de saúde e pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha tido exposição de risco. Em caso de dúvida ou situação de vulnerabilidade, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação, realização de testes e início das medidas indicadas.


A ampliação do acesso a insumos, à informação qualificada e ao diagnóstico integra as estratégias permanentes do Estado para reduzir a transmissão das ISTs, fortalecer o cuidado integral e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde — durante o Carnaval e ao longo de todo o ano.

sábado, 14 de fevereiro de 2026

Eventos em Campo Grande hoje(14)

 



O Evento entra em ritmo especial de Carnaval e, excepcionalmente, reúne a programação  Em Campo Grande, a festa toma conta das ruas com dezenas de bloquinhos espalhados pela cidade, ocupando a Esplanada Ferroviária, a Orla Morena e outros pontos tradicionais, além das duas noites de desfiles das escolas de samba na Praça do Papa, que levam enredo, alegorias e bateria para a avenida na segunda (16) e na terça-feira (17).

Sábado (14)

Bloco Acorda o Galo - Pra quem gosta de começar a folia cedo, o Acorda o Galo é convite pra levantar da cama e cair no samba. Além do open de café pra espantar o sono, a manhã carnavalesca conta com som do Samba do Caramelo e set do DJ TGB.

Horário: 9h às 14h

Local: Em frente à Morada dos Baís

Entrada: Gratuita


CarnaRock Underground - O peso do hardcore e do metal também tem espaço no Carnaval. No sábado, o CarnaRock Underground reúne as bandas I’m Pistol, Bravo e Meio e Atropelo, garantindo guitarras altas e energia intensa na Cervejaria Canalhas.

Horário: 18h

Local: Cervejaria Canalhas – R. Oceano Atlântico, 99

Entrada: a partir de R$ 20


Bloco DJ Também Samba (Low) - No segundo dia do Carnaval Fora da Caixa, o Vizú Ateliê Bar aposta em uma mistura de samba com música eletrônica. O Bloco DJ Também Samba reúne os DJs MWP, Padilhas, Najja, Hot Dogz e Joaquim, com foco em house e techno.

Horário: 14h

Local: Vizú Ateliê Bar – R. Antônio Maria Coelho, 1290

Entrada: Gratuita


Bloco Ipa Lelê - Com clima de rua, som animado e chopp gelado, o Bloco Ipa Lelê ocupa a calçada da Avenida Mato Grosso com apresentações de Silveira, Grupo Fino do Fino, DJ Gustavo Freitas e TGB, prometendo muita animação do começo ao fim.

Horário: 16h

Local: Éden Beer – Av. Mato Grosso, 68

Entrada: Gratuita


Carna Vexame - O Vexame dá início à sua programação especial de Carnaval oferecendo um espaço de apoio completo para quem vai curtir os blocos da Esplanada. O local conta com área interna, banheiros, lugares para sentar e bar estruturado, garantindo conforto entre um bloco e outro.

Horário: a partir das 17h

Local: Vexame – Av. Calógeras, 3100 (em frente à Esplanada)

Entrada: consumação de R$ 60 (convertida em produtos e com direito à pulseira de acesso). Crianças: R$ 20 em consumação


Bloco do Reggae - Durante dois dias de folia, o Bloco do Reggae transforma o entorno do Monumento Maria Fumaça em ponto de celebração, com shows de Jimmy Luv e participação do Rockers Sound System, levando boas vibrações e muito groove para o Carnaval.

Horário: 15h às 00h

Local: Monumento Maria Fumaça

Entrada: Gratuita


Carnaponto - O Ponto Bar aposta em um camarote exclusivo para o Carnaval. O Carnaponto reúne DJ Deumath, Barretinho e Jubba em uma programação pensada para quem quer curtir a folia com estrutura diferenciada.

Horário: 20h

Local: Ponto Bar

Entrada: R$ 150 (acesso válido para todos os dias de folia), pelo link https://beta.sympla.com.br/evento/camarote-ponto-beats-2026/3304227


Bloco Cordão Valu - Celebrando 20 anos de história, resistência e samba, o Cordão Valu toma a Esplanada Ferroviária com um grande cortejo e múltiplas atrações. No line estão Vinil Moraes, Projeto Kzulo, BojoMalê, Mistura das Minas, Charanga do Cordão Valu, Banda do Cordão Valu, Marta Cel, Edir Valu e Juci Ibanez.

Horário: 15h às 00h

Local: Esplanada Ferroviária

Entrada: Gratuita


MC Lele JP - Um dos destaques atuais do funk nacional, MC Lele JP chega a Campo Grande para uma noite de muita pista cheia. No show, o artista apresenta um repertório recheado de sucessos que dominaram o verão de 2026, com faixas em alta nas plataformas digitais e presença constante nas festas pelo país.

Horário: 22h

Local: Unica Club

Entrada: R$ 100, pelo link https://ingressos.meep.com.br/mc-lele-jp-


Carnadaza Beats - A Daza Club entra no ritmo do Carnaval com a Carnadaza Beats, uma noite de pop, funk e hits carnavalescos, embalada pela Beats Verde. Os primeiros ingressos vendidos pelo Sympla garantem abadá para a festa.

Horário: 23h

Local: Daza Club

Entrada: R$ 15, pelo link https://www.sympla.com.br/carnadaza--sabado-1402__3308017


Corumbá

Carnaval de Corumbá - No sábado, a folia começa ao meio-dia com o Casario Folia no Porto Geral e segue com o desfile das agremiações filiadas da Liga dos Blocos Carnavalescos pela Avenida General Rondon, seguido de atrações musicais para o público.

Horário: a partir das 12h (Casario Folia); 20h (desfile dos blocos)

Local: Porto Geral e Avenida General Rondon – Corumbá

Entrada: Gratuita


Lucas Castro
Foto : Ricardo Gomes/Setesc


STF forma maioria contra aposentadoria especial a vigilantes

 

                                             Marcelo Casal Jr.



O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria no plenário virtual contra a concessão de benefício para a aposentadoria especial de profissionais da vigilância. Por seis votos a quatro, os ministros votaram a favor do voto divergente, apresentado pelo ministro Alexandre de Moraes.


O relator da matéria – e voto vencido – foi o ministro Kássio Nunes, cujo posicionamento era favorável a conceder aos vigilantes carreira especial, o que concederia a eles aposentadoria especial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Votaram contrários à aposentadoria especial para vigilantes os ministros Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luiz Fux, Dias Toffoli e André Mendonça, além de Gilmar Mendes.


Votaram a favor do benefício os ministros Kassio Nunes Marques (relator), Flávio Dino, Cármen Lúcia e Edson Fachin.


INSS


O plenário virtual da Corte julga recurso do INSS para derrubar uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), instância que reconheceu o benefício.


O instituto alega que o serviço de vigilância se enquadra como atividade perigosa, sem exposição aos agentes nocivos, e dá direito somente ao adicional de periculosidade.


Pelos cálculos da autarquia, o reconhecimento do benefício terá custo de R$ 154 bilhões em 35 anos.


O caso envolve a discussão sobre as mudanças promovidas pela reforma da previdência de 2019, que passou a prever que a aposentadoria especial vale nos casos de atividades com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde.


Com a entrada em vigor da norma, a periculosidade deixou de ser adotada para concessão do benefício.


Em seu voto, o ministro Alexandre de Moraes alegou que a periculosidade não é inerente à atividade de vigilância, e que a aposentadoria especial por atividade de risco não pode ser estendida aos profissionais.


“A atividade de vigilante, com ou sem o uso de arma de fogo, não se caracteriza como especial”, disse o ministro.


O relator do caso, Nunes Marques, votou pelo reconhecimento da atividade especial dos vigilantes e entendeu que a atividade traz riscos à integridade física da categoria.


“É possível o reconhecimento da atividade de vigilante como especial, com ou sem o uso de arma de fogo, tendo em vista os prejuízos à saúde mental e os riscos à integridade física do trabalhador, tanto em período anterior quanto posterior à promulgação da Emenda Constitucional n. 103/2019”, afirmou o relator, que foi voto vencido.

PROFISSONAIS Ministério da Saúde abre 4 mil vagas para curso de fortalecimento da Atenção Primária e da Urgência

 



Ministério da Saúde anunciou a abertura das inscrições para a 2ª edição do Curso de Extensão “Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) e Urgência e Emergência para a Gestão Municipal”. A iniciativa reforça o compromisso da pasta com a qualificação de gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o país.


Serão ofertadas 4 mil vagas gratuitas destinadas a gestores municipais e profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Rede de Urgência e Emergência (RUE). As inscrições estarão abertas de 15 de janeiro a 27 de fevereiro de 2026. O curso será realizado entre março e junho de 2026 e é totalmente financiado pelo Proadi-SUS, sem custos para os participantes.


A formação tem como objetivo fortalecer competências para a gestão do SUS no território, estimulando a integração entre a Atenção Primária e a Urgência e Emergência e contribuindo para a organização das redes de atenção à saúde.


Com carga horária de 100 horas, o curso será ofertado na modalidade híbrida, com atividades síncronas, assíncronas e possibilidade de encontros presenciais nos territórios. Entre os conteúdos abordados estão fundamentos do SUS, gestão municipal e articulação em rede.


Um dos diferenciais da formação é a elaboração do Projeto de Interferência, construído a partir de desafios reais vivenciados nos serviços de saúde. Os participantes contarão com o acompanhamento de facilitadores de aprendizagem ao longo de todo o percurso formativo.


O processo seletivo prevê análise documental, com divulgação de resultados conforme cronograma estabelecido em edital. Os candidatos aprovados receberão orientações para matrícula e acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem.


A iniciativa é realizada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e com as Secretarias de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e de Atenção Especializada à Saúde (SAES), no âmbito do PROADI-SUS.


Compromisso com equidade e diversidade


Reafirmando o compromisso do Ministério da Saúde com a equidade, a inclusão e a democratização do acesso às políticas de formação, o edital prevê reserva de vagas para pessoas negras, indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans e travestis, fortalecendo a diversidade na gestão do SUS. 


Por Agência Saúde

DAC enfrenta Bataguassu neste domingo no Douradão

 


O DAC (Dourados Atlético Clube) recebe a Associação Atlética Bataguassu em casa para um confronto decisivo para somar pontos, deixar a zona de rebaixamento e retomar a confiança na busca pela permanência e classificação no Campeonato Sul-mato-grossense de Futebol. O jogo está marcado para este domingo, dia 15, às 15h30, no Douradão.


Na partida pela 7ª rodada, os ingressos para cadeira serão vendidos a R$ 30 (inteira) ou R$ 15 (meia). Já o lugar na arquibancada será R$ 20 (inteira) ou R$ 10 (meia).


A bilheteria do estádio abre para venda a parir das 14h e a aquisição também pode ser feita on-line.


Quem é Sócio Torcedor do time da casa, tem entrada gratuita nos planos Nação DAC, DAC de Coração e Gigante DAC, mas é necessário validar o ingresso pelo aplicativo.


COMANDO DO CLUBE


Essa é a primeira partida do DAC após a saída do técnico Ariel Lanzini e do diretor executivo de futebol, Filipi Cruz. A decisão foi tomada poucas horas após a derrota sofrida pelo time diante do Naviraiense, por 3 a 1, em partida válida pela sexta rodada da competição na quarta-feira, dia 11.


O resultado negativo teve um impacto direto na tabela de classificação, fazendo com que o clube entrasse na zona de rebaixamento após cair da sétima para a nona posição, a penúltima entre os clubes participantes.


O time já anunciou na sexta-feira, dia 13, a contratação de Claudemir Sturion como novo técnico da equipe para a sequência da temporada. No entanto, ele ainda não participa da partida no Douradão.


Neste domingo, o DAC será comandado por Jhonatan Nunes, auxiliar técnico do clube.

Edílson Capetinha é desclassificado do Big Brother Brasil por agressão

 

                                             Foto: Globo/Manoella Mello


Na manhã deste sábado, Edílson Capetinha foi desclassificado do reality show da TV Globo, o Big Brother Brasil, por agressão. Durante a madrugada, o ídolo do Corinthians e campeão mundial teve um desentendimento com Leandro, um dos participantes da casa, e acabou empurrando o adversário.


Edílson se irritou com a luz do quarto acesa e disse, durante a discussão com Leandro, que ele “está tirando essa onda porque tá aqui dentro, lá fora teria tomado um pau”.


Anteriormente, o jogador já havia ameaçado apertar o botão de desistência após outra discussão com Leandro e chegou até a se despedir de seus companheiros, mas acabou desistindo da ideia.


Carreira de Edílson

Aos 55 anos, o ex-atacante construiu uma carreira marcante por grandes clubes do futebol brasileiro. Pelo Palmeiras, conquistou quatro títulos em dois anos: dois Campeonatos Paulistas, um Campeonato Brasileiro e um Torneio Rio-São Paulo. Após a passagem pelo Verdão, Edílson se transferiu para o futebol europeu, onde defendeu o Benfica, antes de retornar ao Brasil para atuar no rival Corinthians.


No Timão, além de levantar a taça do Campeonato Paulista, foi bicampeão brasileiro, em 1998 e 1999, e conquistou o Mundial de Clubes da Fifa em 2000, título inédito do clube na ocasião.


Depois de deixar o futebol paulista, Edílson seguiu para o Rio de Janeiro, onde defendeu o Flamengo e conquistou o Campeonato Carioca. Ao longo da carreira, o atacante disputou 711 partidas e marcou 305 gols.