quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Preço da soja em baixa no Brasil

Por:  -Leonardo Gottems

Segundo apurou a pesquisa diária do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, da USP), os preços da soja no mercado físico brasileiro fecharam a quarta-feira (28.08) com preços médios da soja nos portos do Brasil sobre rodas para exportação recuando 0,02%, para a média de R$ 88,50/saca (88,52 no dia anterior) no mercado spot. Desta forma, os ganhos da soja exportada em agosto também voltaram a recuar para 14,50% (14,53%).


“O dólar não ajudou os preços da soja nesta quarta-feira, fechando praticamente estável (levíssima queda) em relação ao dia anterior, muito embora Chicago tenha fechado com alta e a China tenha retornado ao mercado, fortalecendo os prêmios. A estabilidade do dólar neutralizou a alta nos prêmios e de 6,50cents/bushel nas cotações de Chicago (que deixou tudo igual ao dia anterior), levando os preços oferecidos pelas Tradings nos portos brasileiros a caírem”, explica o analista da T&F Consultoria Agroeconômica, Luiz Pacheco.

No mercado interno, porém, que segue outros fatores, houve alta de 0,06%, contra queda de 0,32% do dia anterior. Os preços médios oferecidos pelas indústrias esmagadoras estão se mantendo no território positivo já por nove dias ininterruptos, em R$ 82,15 (82,10)/saca, com ganhos no mês de 13,55% (13,48)%.

De acordo com a Consultoria ARC Mercosul, no Brasil a moeda doméstica continua em desvalorização frente ao Dólar norte-americano: “A economia global segue em desaceleração, uma vez que a Guerra Comercial entre EUA e China já traz seus resultados negativos. Todas as principais moedas emergentes perderam valor nestas últimas semanas, o que acabou arrastando o Real brasileiro para os menores patamares dos últimos 13 meses”.

Nenhum comentário: