terça-feira, 27 de agosto de 2019

Pesquisa prepara nova cultivar de arroz irrigado com resistência ao acamamento

           Por: 

A 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz (AOCA), marcada para acontecer entre os dias 12 e 14 de fevereiro de 2020, na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS), localizada em Capão do Leão/RS, vai contar com contribuições da pesquisa agropecuária. Um das novidades que está sendo preparada para o setor produtivo é o lançamento de uma nova cultivar de arroz irrigado, em processo de registro e proteção intelectual, denominada BRS A705. Nesta segunda-feira, dia 26, é realizada uma coletiva com a imprensa, lançando o evento, e onde a Embrapa sinaliza seus futuros lançamentos na AOCA, com a presença de autoridades e setor produtivo, no estande do IRGA, dentro do parque de exposições da 42ª Expointer, Esteio/RS.


A nova cultivar é uma evolução da BRS Pampa, segundo o pesquisador Ariano Martins de Magalhães Jr., pois o setor produtivo demandava uma cultivar que apresentasse uma flexibilidade no manejo. "Os orizicultores que adotaram a Pampa, muitas vezes a manejaram de forma inadequada e ela apresentava alguns problemas de acamamento, então buscamos aliar a produtividade, qualidade de grãos e a resistência ao acamamento para atender a estes sistema de produção convencional", explicou Magalhães.

O pesquisador diz que a futura cultivar traz resultados de resistência ao acamamento, porte reduzido (plantas baixas), que poderá ser também indicada para uso no sistema pré-germinado com alta produtividade. "Os testes experimentais demonstraram que ela pode alcançar uma marca superior a 10 ton/ha", avaliou Magalhães.

A Abertura Oficial da Colheita do Arroz terá como tema Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, Intensificação para Sustentabilidade. A organização é da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e da Embrapa, contando com apoio institucional do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Nenhum comentário: