sábado, 15 de abril de 2017

Tomar café antes de tirar um cochilo pode te deixar duplamente mais produtivo


Amtena 1 news

Um estudo da Universidade Laughborough, no Reino Unido, reuniu 12 voluntários que tinham dormido pouco nas noites anteriores. Depois da falta de sono, eles tomaram um copo de café e foram cochilar por 15 minutos. Após acordar, eles passaram por um simulador de estrada, no qual tinham que dirigir por duas horas.

A intenção da tarefa era refletir o quão alerta o motorista estava. No fim do experimento, os pesquisadores notaram que as pessoas que haviam bebido o café logo antes de tirar uma soneca tiveram uma performance melhor do que aquelas que só tomaram o café ou só dormiram.

O estudo, no entanto, não levou em conta o quanto essas pessoas bebiam de cafeína no dia a dia. Mas a explicação para o resultado encontrado é baseado no mecanismo de funcionamento da cafeína. Após de um copo de café, a substância leva 30 minutos para produzir o efeito que te deixa em estado de alerta. Até ser absorvida completamente, são 45 minutos. Depois disso, a cafeína vai, aos poucos, sendo quebrada no fígado, o que faz com que o efeito em geral dure de 4 a 5 horas.

O segredo do combo café-cochilo está em sincronizar o sono e a bebida. É preciso tirar os 15 minutos de sono antes que a cafeína comece a fazer efeito, o que leva em média meia hora. Caso contrário, a combinação pode desregular o seu sono.

A ideia é que você tome o café e vá para a cama depois de alguns minutos, assim você acordará bem no momento em que a cafeína começa a fazer efeito. Dessa forma, a soneca alivia alguns efeitos da noite mal dormida e é amplificada pela dose de energia da bebida meia hora depois. Em teoria, você não acorda grogue e ainda tem até 5 horas de produtividade movida a café pela frente. Mas, é claro, é recomendado fazer isso apenas em casos extremos. Ter uma boa noite de sono é essencial.

Nenhum comentário: