quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Flamengo vence o Ceará e garante título antecipado do Brasileirão

 

                                               (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)


O Flamengo é o grande campeão do Campeonato Brasileiro de 2025. Na noite desta quarta-feira, o Rubro-Negro venceu o Ceará por 1 a 0, no Maracanã lotado, e conquistou o título da Série A com uma rodada de antecedência. Samuel Lino balançou as redes no primeiro tempo para selar o triunfo da equipe carioca.


Esse é o nono título de Brasileirão do Flamengo, que já havia conquistado a taça em 1980, 1982, 1983, 1987, 1992, 2009, 2019 e 2020. O Rubro-Negro carioca, inclusive, encerrou um jejum de cinco anos sem erguer o troféu e diminuiu a distância para o Palmeiras, que soma 12 conquistas do torneio nacional.


Com a vitória sobre o Ceará, o Flamengo ainda voltou a ganhar um título de Brasileirão no histórico Maracanã, o que não acontecia desde 2009. Na ocasião, o time rubro-negro havia conquistado o hexacampeonato. Ao todo, o Rubro-Negro carioca já ergueu 34 taças no estádio.


Situação na tabela

O Flamengo dependia apenas de si para sagrar-se campeão e confirmou o título com o resultado sobre o Ceará. Os comandados do técnico Filipe Luís chegaram aos 78 pontos, enquanto o Palmeiras venceu o Atlético-MG e foi aos 73 pontos. Com apenas uma rodada restante, porém, o Verdão já não consegue mais alcançar o time carioca.


Do outro lado, o Ceará chegou ao quarto jogo consecutivo sem vitória e ainda corre risco de ser rebaixado. O Vôzão figura na 15ª colocação, com 43 pontos - tem apenas um a mais que o Vitória, que abre o Z4. Na última rodada, a equipe cearense enfrenta o vice-campeão Palmeiras.


Flamengo: líder e campeão, com 78 pontos (23 vitórias, 9 empates e 5 derrotas)

Ceará: 15º colocado, com 43 pontos (11 vitórias, 10 empates e 16 derrotas)


 Resumo do jogo

🔴⚫ FLAMENGO 1 x 0 CEARÁ ⚫⚪

🏆 Competição: Campeonato Brasileiro (37ª rodada)

🏟️ Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

📅 Data: 03 de dezembro de 2025 (quarta-feira)

⏰ Horário: 21h30 (de Brasília)

🟨 Cartões Amarelos: Nenhum

🟥 Cartões vermelhos: Nenhum


Arbitragem


Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)

Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Thiaggo Americano Labes (SC)

VAR: Rodrigo Emerson de Almeida Ferreira (MG)

 


GOL


⚽ Samuel Lino, aos 37' do 1ºT (Flamengo)

 


🔴⚫ FLAMENGO


Rossi; Varela, Danilo, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar, Jorginho (De la Cruz) e Arrascaeta (Plata); Carrascal (Luiz Araújo), Samuel Lino (Cebolinha) e Bruno Henrique (Saúl).

Técnico: Filipe Luís


⚫⚪ CEARÁ


Bruno Ferreira; Rafael Ramos, Marcos Victor, Eder e Fabiano Souza (Marllon); Dieguinho (Lucas Mugni), Zanocelo (Vina) e Fernando Sobral (Lourenço); Galeano, Paulo Baya (Fernandinho) e Pedro Raul.

Técnico: Léo Condé


Como foi o jogo

Aos três minutos de jogo, o Flamengo teve a primeira finalização a gol em chute de Jorginho de fora da área, que terminou nas mãos do goleiro Bruno Ferreira. Com nove minutos, o Rubro-Negro chegou com perigo: após cruzamento, Bruno Henrique escorou e Carrascal completou no susto, mandando perto da trave direita.


Aos 26, Jorginho finalizou colocado, mas por cima do travessão. Com 35 minutos, foi a vez de Arrascaeta bater da entrada da área, mas pegou mal e mandou longe do gol.


Foi aos 37 minutos que o Flamengo enfim encontrou uma brecha na defesa bem postada do Ceará. Carrascal enfiou grande bola para dentro da área e Jorginho deixou passar. A bola ficou com Samuel Lino, que bateu na saída de Bruno Ferreira e abriu o placar para o clube da Gávea.


Segundo tempo

Aos 10 minutos, o Flamengo voltou a assustar o Ceará e quase marcou o segundo gol. Após bola alçada para dentro da grande área, Arrascaeta apareceu sozinho e arriscou um voleio, mas mandou para fora. Um minuto depois, o Ceará chegou com perigo em bola cruzada para dentro da área, mas Léo Pereira fez corte providencial e conseguiu afastar.


O Rubro-Negro carioca respondeu com Samuel Lino, que invadiu a grande área, cortou para o meio e finalizou colocado, mas viu a bola passar próxima ao travessão e ir para fora. Aos 14 minutos, Bruno Henrique teve grande oportunidade e finalizou cruzado, mas Bruno Ferreira defendeu.


No restante da segunda etapa, o Flamengo apenas defendeu a vantagem no placar. O time comandado por Filipe Luís controlou completamente a partida tendo a posse de bola. O Ceará pouco conseguiu fazer. Com o apito final, a torcida flamenguista presente no Maracanã explodiu e fez festa com o nono título da equipe.


Próximos jogos

🔴⚫ FLAMENGO

Mirassol x Flamengo (37ª rodada do Campeonato Brasileiro)

Data e horário: 07 de dezembro (quarta-feira), às 16h (de Brasília)

Local: Estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP)

⚫⚪ CEARÁ

Ceará x Palmeiras (37ª rodada do Campeonato Brasileiro)

Data e horário: 07 de dezembro (quarta-feira), às 16h (de Brasília)

Local: Arena Castelão, em Fortaleza (CE)


Por Redação

Nenhum comentário: