sábado, 27 de dezembro de 2025

Bolsonaro é submetido a novo procedimento para conter soluços, diz Michelle

 

                                            O ex-presidente Jair Bolsonaro - Mauro Pimentel/AFP

  • Procedimento implica em bloqueio de nervo para tentar solucionar crise de soluços

  • Médicos do ex-presidente já haviam afirmado que quadro gerava cansaço extremo e prejuízo ao sono




O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi submetido neste sábado (27) a um novo procedimento médico que visa controlar suas crises de soluço, segundo afirmou a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em postagem nas redes sociais.


"Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o bloqueio do nervo frênico. Peço para que intercedam em oração por mais esse procedimento, para que seja exitoso e traga alívio definitivo. Já são nove meses de luta e de angústia com soluços diários", escreveu Michelle.


Após a cirurgia de hérnia que Bolsonaro passou na quinta-feira (25), Claudio Birolini, um dos médicos do ex-presidente, explicou que o novo procedimento era um bloqueio do nervo frênico —uma anestesia do nervo do diafragma para tentar conter os soluços.


"Esse bloqueio anestésico, que é um procedimento relativamente seguro, mas que não é o padrão para o tratamento de soluço. Precisa ver realmente se isso justifica o benefício, o risco", afirmou Birolini na ocasião. Segundo o médico, esse não é um procedimento cirúrgico.


O ex-vereador Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente, afirmou nas redes sociais que o pai voltava à mesa de cirurgia e comunicou que Jair Renan, o mais novo, estava aguardando no hospital DF Star, em Brasília, para mais informações sobre o estado de saúde de Bolsonaro.


Também nas redes sociais, Jair Renan publicou que o pai foi levado "às pressas" para fazer o procedimento, mas que não pode acompanhar o ex-presidente.


"Estou com o coração na mão. É muita maldade impedir um filho de acompanhar o próprio pai em um momento tão crítico. No lugar do carinho e da presença da família, dois policiais armados estão, neste exato momento, acompanhando meu pai", disse em postagem no X (ex-Twitter).


Bolsonaro passa por crises de soluço crônico desde a época em que era deputado federal, de acordo com Carlos Birolini. Segundo a postagem de Michelle, o ex-presidente tem tido episódios diários de soluço há nove meses.


O ex-presidente havia iniciado a fisioterapia na sexta-feira (26), um dia depois da cirurgia de hérnia, de acordo com o último boletim médico divulgado. Bolsonaro estava em cuidados pós-operatórios, tomando analgésicos e medicamentos para a prevenção de trombose, que acontece quando um coágulo se forma dentro da via sanguínea.


A expectativa é que o ex-presidente fique internado por cerca de uma semana antes de voltar à carceragem da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal, em Brasília, onde cumpre pena por tentativa de golpe de Estado.


A cirurgia de hérnia de Bolsonaro precisou ser autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes devido à pena que o ex-presidente cumpre por participação na trama golpista.


Após a cirurgia, o cardiologista Brasil Ramos Caiado, que também cuida da saúdede Bolsonaro, afirmou que o quadro de soluços tem causado cansaço extremo e prejudicado o sono do ex-presidente. A condição tem relação direta com uma esofagite severa, associada à gastrite e ao refluxo gastroesofágico.


Inicialmente, a ideia da equipe médica era tentar reduzir os sintomas com tratamento clínico, medicação e dietas, com o objetivo de ser menos invasivo possível para garantir a segurança do paciente, que já tem 70 anos.


Um novo boletim médico explicando as razões pelas quais Bolsonaro passará pelo procedimento ainda não foi divulgado.


Luany Galdeano

Folha de São Paulo

Nenhum comentário: