Redes Socias
As sessões do festival estarão distribuídas em diferentes locais da capital, estimulando o encontro entre realizadores, público e a cena audiovisual regional. As exibições acontecerão na Casa de Cultura, na Associação Cultural Teatro do Mundo, na Aliança Francesa e na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado.
O evento é realizado pela Corixo Produções e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do Ministério da Cultura (MinC), com execução da Prefeitura de Campo Grande, via Fundação Municipal de Cultura (Fundac). O festival também tem apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Turismo (Fundtur) e da Secretaria de Esporte, Turismo e Cultura (Setesc).
As mostras concorrem ao Troféu Tuiuiú em 12 categorias, incluindo melhor curta de ficção, documentário, direção, roteiro, atuação, fotografia, montagem, arte e som.
Homenagem e destaques
A edição de 2025 homenageia o cineasta Cândido Alberto da Fonseca, pioneiro do audiovisual sul-mato-grossense e referência na cultura local. Em sua homenagem, será exibido o curta Conceição dos Bugres (1980), considerado patrimônio histórico do Estado.
Entre as produções sul-mato-grossenses selecionadas, destacam-se os filmes da Mostra Curta MS:
A Última Porteira, de Rodrigo da Silva Rezende
Eleonora, de Lígia Tristão Prieto
Les Garçons, de Bruno Nishino e Marco Calábria
Olhos Fechados, de Roberto Leite
Sebastian, de Cainã Siqueira
Tempestade Ocre, de Deivison Pedrê
Na Mostra Curta Doc, com foco em documentários, estão entre os selecionados:
Campo Cênico, de Pedro Miyoshi
Construindo a Quarta Parede, de Breno Augusto da Silva
Jardim de Pedra, de Daphyne Schiffer Gonzaga e Rodrigo da Silva Rezende
Koi e o Rio, de Ricardo Pieretti Câmara e Maurício Copetti
Histórico e consolidação
Criado em 2024, o Festival Curta Campo Grande reuniu em sua edição inaugural 43 curtas-metragens de um total de 1.036 inscritos. As sessões ocorreram em espaços como o Centro Cultural José Octávio Guizzo, a Casa de Ensaio e a Escola Maria Constança, além de uma etapa itinerante em Corumbá, de 27 a 29 de novembro.
Com o crescimento do público e da programação, o festival se consolida como um importante espaço de exibição, formação e diálogo sobre o cinema nacional. Além das exibições, a programação inclui debates, oficinas e atividades formativas, reforçando seu compromisso com o fortalecimento do audiovisual sul-mato-grossense.

Nenhum comentário:
Postar um comentário