quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Bienal Pantanal estreia com cultura literatura e música gratuita

 



Evento inicia no sábado e terá show de Almir Sater como atração de abertura.


Almir Sater se apresenta de forma gratuita neste fim de semana em Campo Grande, como parte da abertura da 1ª Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul (Bienal Pantanal). O violeiro fará um show solo no dia 4 de outubro, a partir das  20h, no Auditório Manoel de Barros, no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, logo após uma homenagem ao poeta Manoel de Barros. A entrada é livre, mas o espaço comporta público limitado.


Além de Almir Sater, a cantora sul-mato-grossense Maria Alice também participará da abertura musical.


Sobre a Bienal Pantanal — 1ª Bienal do Livro de MS


O evento ocorrerá de 4 a 12 de outubro de 2025, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande.


Todas as atividades são gratuitas, com entradas limitadas. Os ingressos podem ser retirados duas horas antes de cada evento, na bilheteria da Bienal. O horário de funcionamento será das 9h às 21h nos dias de semana e 10h às 22h nos fins de semana.


Estima-se uma programação com 108 horas de atividades, distribuídas entre 129 eventos — incluindo palestras, conferências, oficinas, seminários, exibição de filmes (Mostra Curta Bienal), lançamentos e shows musicais.


Serão apresentados duas linhas temáticas principais: “Territórios: culturas e geopolítica” e “Tecnologias Digitais, Sociedade e Mercado”.  Haverá homenagens ao poeta Manoel de Barros, que será tema em cerimônia de abertura.


Participarão da Bienal autores e pensadores nacionais, regionais e internacionais. Entre os confirmados estão Leandro Karnal (dia 5/10, às 19h) e Ana Maria Gonçalves (dia 8/10, às 19h).


Haverá programação especial para estudantes das redes de ensino fundamental e médio, com contação de histórias, batalhas de rimas e exibição de curta-metragens entre os dias 6 e 10 de outubro.


Também está previsto o Concurso Literário Bienal Pantanal 2025 e o Prêmio Tuiuiú de Literatura sul-mato-grossense, com prêmios que totalizam cerca de R$ 24 mil.  O investimento total aprovado para a Bienal foi de R$ 3.042.045,77, conforme publicação do Ministério da Cultura.


Leandro Karnal, Ana Maria Gonçalves e Almir Sater confirmados na I Bienal do Livro de MS – madeinms.com.br


A Bienal Pantanal


I Bienal do Livro de Mato Grosso do Sul será um evento multifacetado, celebrando a literatura e suas interações com outras formas de arte e cultura. Além da comercialização de livros, ocorrerão conferências com escritores nacionais, internacionais e regionais, homenagens, lançamento de livros, mostras de cinema, gastronomia pantaneira, seminário e encontros. Atividades complementares, como cinema, teatro, música e dança, também integrarão a programação, criando um ambiente cultural rico e inspirador.


A primeira edição do evento está organizada em dois eixos temáticos que abordam questões culturais, sociais e tecnológicas. Territórios: culturas e geopolítica explora o Pantanal como paisagem que molda identidades e transcende fronteiras, refletindo temas como colonização e diversidade cultural, tendo o poeta pantaneiro internacionalmente reconhecido Manoel de Barros como figura homenageada.


Nesse campo também são abordados os Estados modernos e os desafios do multiculturalismo e a inclusão de minorias em Estados historicamente “monoculturais”.O segundo campo Tecnologias Digitais sociedade e Mercado: o mundo contemporâneo aborda o papel das novas tecnologias na produção literária e na preservação de identidades locais em um mundo globalizado, além do impacto das Big Techs nas mais diversas dimensões da vida nos tecidos sociais.


Confira a programação no link abaixo:

https://www.bienalpantanal.com.br/programacao/

Nenhum comentário: