quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Riedel fala da importância da vacinação contra a poliomielite

 

                                             Foto: Divulgação

Baixa adesão ocorre em todo o país, mas Campo Grande ficou três vezes abaixo da média nacional

Eduardo Riedel (PSDB), candidato ao Governo de Mato Grosso do Sul pela Coligação Trabalhando por um Novo Futuro (Número 45) falou hoje da importância dos pais levarem seus filhos para vacinarem-se na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Diante da baixíssima adesão em todo o país, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha até 30 de setembro.


A taxa de cobertura nacional ficou em 32%; em Mato Grosso do Sul, o índice chega a 39,4%, mas em Campo Grande, apenas 12,7% das crianças aptas a serem vacinadas (de 1 a 4 anos) receberam a imunização. A meta em todo o país é de 95% de cobertura.


“É muito importante que os pais levem seus filhos para se vacinarem contra a Poliomielite. Esta é uma doença muito perigosa e que, apesar de estar erradicada, pode voltar caso as crianças, que são as principais vítimas dela, não se vacinem”, alertou Eduardo Riedel.


Para o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, os pais ou responsáveis precisam levar as crianças e adolescentes para atualizarem a Caderneta de Vacinação. “Pedimos o empenho de todos para que vacinem as crianças. A vacina da pólio previne contra a paralisia infantil. Levem seus filhos até uma unidade de saúde no seu município, veja se a caderneta está em dia, vacine-se”.


A coordenadora estadual de Vigilância Epidemiológica da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, explica que assim como a vacina da poliomielite, outros imunizantes tiveram baixa procura por parte da população.


Quanto a Campanha de Multivacinação, o Estado já destinou 50.469 doses de diversos imunizantes aplicadas em pessoas que procuraram as unidades de saúde ou locais indicados para a vacinação de rotina. Na lista estão: BCG 830 doses; Rotavirus Humano 3.225; Pneumococica 5.248; Meningococica 6.799; Febre Amarela 4.963; Triplica Viral 4.854; Hepatite A 2.144; Hepatite B 932; Varicela 4.630, DTP 4.478; HPV 3.222; dTpa 15; Polio (VIP) menores de 1 ano, 3.910, DTP + HIB + HB (Penta) 4.935.


Segundo o Ministério da Saúde a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos de idade, vacinou 537.252 pessoas de um total de 1.032.891 doses aplicadas.

Nenhum comentário: