sábado, 10 de setembro de 2022

Representar o MS no Senado é uma nova e desafiadora missão

 

                                             Foto: Isabelly Melo/CBN-CG 


Na entrevista à rádio CBN, nesta semana, Tereza Cristina (PP/MS), candidata ao Senado, falou sobre infraestrutura, saúde, agricultura familiar, educação em Mato Grosso do Sul e sobre o que pretende fazer como senadora para resolver as demandas nessas áreas.


“Temos de brigar pelo emprego e renda, por isso sou desenvolvimentista. O governo tem de estar preparado para crescer e se desenvolver com qualidade e, para isso, a capacitação profissional é fundamental. Essas são algumas das minhas bandeiras: capacitar, modernizar a legislação para garantir mais empregos e preparar mão de obra para as indústrias que estão chegando ao Mato Grosso do Sul”, explicou.


Sobre a infraestrutura, quando questionada sobre a situação das ferrovias no MS e o alto tráfego na BR-262, entre os municípios de Três Lagoas e Corumbá, Tereza Cristina apontou como uma das soluções a concessão da rodovia e o retorno da malha ferroviária ao estado. “Houve um erro no modelo de concessão atual e ele está sendo revisto. Em reunião com o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, ele garantiu que os estudos no setor ferroviário estão sendo concluídos e assim que a Malha Oeste estiver disponível, o processo de concessão da BR-262 será iniciado e o setor privado poderá reassumir os investimentos nas ferrovias e rodovias em todo o país”, afirmou.


A ex-ministra de Agricultura do Brasil lembrou que, assim que o marco das ferrovias foi aprovado, quarenta empresas se apresentaram para investir em ferrovias no Brasil. Em Mato Grosso do Sul, quatro empresas estão interessadas em assumir os trechos entre Três Lagoas e Aparecida do Taboado e Campo Grande a Três Lagoas, atendendo toda a Costa Leste.


“O governo federal não tem recursos para bancar toda a infraestrutura e a iniciativa privada tem de entrar onde o governo não consegue atender. Por isso, a importância das concessões como foi feita nos aeroportos, os leilões estão caminhando e a BR-262 já está em um processo de ser colocada para licitação”, reforçou a parlamentar.


Agricultura familiar


Quanto aos assentamentos rurais, Tereza Cristina destacou a entrega de 404 mil títulos de propriedade pelo atual governo, do presidente Jair Bolsonaro, um recorde no país, sendo mais de 13 mil em Mato Grosso do Sul. Priorizar os pequenos produtores sempre foi prioridade para ela durante sua gestão na pasta.


“Não adianta dar só os títulos, o que é um direito dos assentados, esse governo também garantiu crédito, assistência técnica e a comercialização dos produtos através da Companhia Nacional de Abastecimento(CONAB). Neste Plano Safra 2022/2023 foram disponibilizados R$61 bilhões para os pequenos produtores rurais.


Como senadora, vou fiscalizar a continuidade da emissão de títulos e garantir que as famílias tenham acesso a políticas públicas, trazendo os jovens para o campo”, disse.


A respeito de sua candidatura ao Senado, ela explicou que é uma nova e desafiadora missão. “Sou movida a desafios, sou uma boa articuladora, modéstia à parte, e isso é fundamental no Congresso Nacional para que as coisas aconteçam. Articular e debater para que os projetos de interesse do nosso estado e do nosso país possam ser concretizados é fundamental. Quero ser uma senadora desenvolvimentista, levar toda a minha energia para trabalhar com muito foco naquilo que reflete em nosso estado”, concluiu Tereza Cristina.

Nenhum comentário: