domingo, 18 de setembro de 2022

Primavera começa na quinta-feira e será a estação mais quente do ano

 


Temperaturas serão extremamente elevadas e outubro promete ser o mês mais quente do ano

NAIARA CAMARGO

A primavera começa às 22h04min de 22 de setembro e termina às 18h48min de 21 de dezembro de 2022 em Mato Grosso do Sul, de acordo com prognóstico divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão.


A estação terá temperaturas extremamente altas e e promete dias de muito calor. Segundo o metereologista, outubro será o mês mais quente do ano. 


A estação é caraterizada pela floração de plantas, dias mais longos e noites mais curtas, retorno da abundância de chuvas, aumento da umidade do ar e altas temperaturas em Mato Grosso do Sul.


Em 22 de setembro, o dia e a noite terão exatamente 12 horas cada um. A primavera é a estação do ano de transição entre o inverno e verão.


Se no sul é primavera, no norte é outono. O mesmo acontece nas estações de verão e inverno. 


Temperaturas

A primavera será extremamente quente no Estado. As temperaturas serão elevadas em todas as regiões de Mato Grosso do Sul em função da forte radiação solar e da maior frequência de dias com céu claro.


As temperaturas devem atingir as máximas mais elevadas do ano e outubro deve ser o mês mais quente de 2022. 


As máximas devem se manter acima de 33ºC na maioria dos dias em todas as regiões e ultrapassar os 39 graus, eventualmente, nas regiões Leste e Oeste do estado. 


Não se descarta a possibilidade de ocorrer massas de ar frio (não intensas) que podem causar declínio de temperatura do centro-sul do Estado.


Na primavera, as temperaturas irão aumentar mais em frequência e menos em intensidade (mais dias com altas temperaturas, mas sem subir muito) nas regiões Norte, Nordeste, Oeste e Leste. 


Rajadas de vento serão superiores a 60 km/h durante a primavera, em Mato Grosso do Sul.


Chuvas

Haverá temporais, chuvas fortes, raios, descargas elétricas de grande intensidade, ventos fortes e queda de granizo na primavera. 


A probabilidade de enchentes e inundações é elevada. Pode ocorrer grandes volumes de chuva em curtos períodos, causando transbordamentos, queda de arvores e obstruções em canais e redes de esgotos. 


As chuvas retornam aos poucos e passam a ser mais frequentes e intensas no decorrer dos meses. 


As pancadas de chuva e trovoadas têm início no fim da tarde e fim no começo da noite. 


A princípio, ocorrem inicialmente nas primeiras horas da tarde e, com o avanço da estação, prosseguem para o fim da tarde e até o começo da noite. 


Raios ultravioleta

A estação indica elevação máxima da presença dos raios ultravioleta em todas as regiões do Estado. Quanto mais clara é a pele, maior é a absorção e os danos cumulativos dos raios U.V.


A exposição excessiva ao sol causa danos irreversíveis para seres humanos. As pessoas devem evitar exposição ao sol das 10h às 15h.


La Niña

De acordo com a Organização Meteorológica Mundial (OMM), o evento La Niña pode ter “episódio triplo” na primavera, algo inédito e que preocupa a Organização das Nações Unidas (ONU). 


O “episódio triplo” do La Niña pode causar tanto secas intensas, quanto chuvas intensas. 


A probabilidade de o fenômeno La Niña atingir o oceano pacífico pelo terceiro verão seguido é de 70%. 


O La Niña atual começou em setembro de 2020, e, de acordo com o relatório da OMM, as chances do fenômeno prosseguir até fevereiro de 2023 é de 55%.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: