terça-feira, 13 de setembro de 2022

Paulistas são presos e multados por pescar em local proibido

 



Depois de prender um pescador amador campo-grandense por pescar em local proibido (corredeira) neste domingo, dia 11 de setembro, Policiais Militares Ambientais do Grupamento do Distrito de Águas do Miranda (Bonito), que trabalham na operação Pesca Legal, mantendo vigilância dos cardumes que começam a ficar maiores em subida do rio Miranda para a reprodução, prendeu nesta segunda-feira (12) mais dois infratores praticando pesca predatória no mesmo local.


Os Policiais chegaram ao local denominado Corredeira Saltinho, em Bonito e surpreenderam os dois pescadores em uma embarcação, praticando a pesca predatória com carretilhas com varas no local proibido por lei. Eles iniciavam a pescaria e ainda não tinham capturado nenhum pescado. Os infratores, um advogado de 47 anos e um comerciante (52), residentes em Paulinea, no interior de São Paulo, foram autuados administrativamente e foram multados em R$ 700,00 cada um.


Um barco, um motor de popa com tanque e duas carretilhas com varas utilizadas na pescaria ilegal foram apreendidas. Além de multa administrativa, a atitude caracteriza-se crime ambiental e os turistas foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Bonito e responderão pelo crime de pesca predatória, que tem pena prevista de um a três anos de detenção.


As normas proíbem a pesca a 200 metros a montante e a jusante das cachoeiras e corredeiras, pois é alta a vulnerabilidade dos cardumes nesses locais dos rios. No local em que o pescador estava, com o rio com pouca água com se encontra, é possível pegar peixe com as mãos. Exatamente porque os cardumes ficam vulneráveis nessas áreas é que existe a proibição da pesca.

Nenhum comentário: