sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Na despedida da Rainha e no atraso da próxima temporada, The Crown volta ao top 10

 

                                           Nefilix

O grande gancho da série está justamente no paradoxo dessa regra de silêncio estabelecida pela Rainha


Por Ana Cláudia Paixão


A despedida de um ícone de constância na vida de tantas pessoas ao redor do mundo, afinal apenas no trono Elizabeth II passou nada menos do que 70 anos, provocou – sem surpresa – um revival The Crown. 


A premiada série da Netflix narra a vida da Rainha britânica ao longo de várias décadas, começando no final da década de 1940 antes de seu pai, o rei George VI, morrer e Elizabeth ascender ao trono em 1952, com apenas 25 anos. 


Aprendemos ou relembramos a períodos de conflitos políticos marcantes na vida pessoal e pública não apenas de Elizabeth II, mas de seus parentes e súditos, com adaptações dramáticas que nem sempre são verdade. 


Dessa forma, passamos pelos vários primeiros-ministros de seu reinado, como Winston Churchill - durante a era do pós-guerra – até recentemente as interações da Rainha com Margaret Thatcher no meio de uma turbulenta Grã-Bretanha dos anos 1980.  


Se o lado político tem capítulos interessantes, que mostram a evolução da inicialmente insegura monarca em uma líder pragmática, quase insensível aos olhos do povo (ela tem dificuldade de interagir carinhosamente com os filhos ou até chorar), é sem surpresa a parte da vida privada que nos entretém mais. 


Das crises matrimoniais entre Elizabeth e o Príncipe Philip, aos romances da Princesa Margaret, a tristeza do amor proibido entre Charles e Camilla até a entrada da Princesa Diana na trama, é uma novela que contextualiza a obsessão mundial com uma família para lá de complicada. 


Uma mescla de reality show, folhetim, documentário e ficção, The Crown praticamente não se encaixa em um único gênero e é viciante. 


Uma dor de cabeça para a Família Real, que opta sempre pelo silêncio para evitar polêmicas, mas que não tem controle nem sobre o interesse das pessoas sobre suas vidas ou ainda menos como podem ser retratados.


O grande gancho da série está justamente no paradoxo dessa regra de silêncio estabelecida pela Rainha. Peter Morgan, o showrunner, usa o que foi publicado em livros ou reportagens para nos transportar para os bastidores, “imaginando” como as cenas se desenrolaram, mas quase todas efetivamente aconteceram. 


Seu filme A Rainha (disponível na Amazon Prime Video) rendeu um Oscar para Helen Mirren e reconta um momento crucial de virada no reinado de Elizabeth II, quando na morte de Diana essa atitude de discrição e tentativa de lidar com o luto de forma privada provocou uma crise política que quase acabou com a Monarquia. 


Para azar dos Windsors, justamente quando Charles deixou de ser Príncipe para virar Rei, é o período que será relembrado na próxima temporada de The Crown. 


Em um momento em que as pessoas não sabem diferenciar ficção de realidade, vai ser bem chato para o novo Rei e a Rainha Consorte lidarem com o fantasma de Diana mais uma vez. 


A sorte da Família Real é que a pandemia atrasou as gravações e apesar de ter sido prometido para novembro de 2022, a nova parte da história tem mais a cara de ir ao ar apenas no segundo semestre de 2023 (a confirmar). 


Pode ser que Charles tenha tido um ano de reinado quando voltar a lidar com seu passado. 


Sorte da Rainha que não terá que conviver com a década que (até então) tinha sido uma das mais dolorosas de sua vida.

Nenhum comentário: