domingo, 18 de setembro de 2022

Internet 5G chega a partir de amanhã (19) em Campo Grande

 

                                            Foto: Divulgação

Cronograma da Anatel prevê o 5G puro em todas as capitais até o dia 27 de novembro

LEO RIBEIRO


Segundo cronograma estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Campo Grande está entre as selecionadas para receber o chamado "5G puro", a partir de amanhã (19).  


Vale ressaltar que, conforme a própria Agência, o período para que todas as capitais sejam cobertas, com a "nova geração" de tráfego de dados, é até o dia 27 de novembro. Essa data é obrigatória e fixada em edital. 


Com isso, até 28 de novembro, como destacou o Correio do Estado, as empresas Claro, Tim e Vivo deverão ter atividado ao menos 11 estações de 5G na Capital. 


 


Sinal que atrapalha

Importante frisar que, Faixa de 3,5 GHz das antenas convencionais é a mesma usada pela última geração da tecnologia. Diante disso, as três operadores de telefonia citadas acima criaram a Siga Antenado. 


Essa iniciativa trata-se de uma Entidade Administradora da Faixa (EAF), que serve de preparação para que o 5G possa ser implantado.  


"porque a frequência com o 5G puro, que é ele com toda sua pontencialidade, para que possa estar operando é preciso a limpeza e liberação dessa faixa. Esse é o nosso trabalho", comentou Leandro Guerra, CEO da Siga Antenado, durante lançamento de evento na última semana de agosto. 


Essa mesma faixa - da frequência de 3,5 GHz (três e meio giga-hertz), será limpa antes mesmo do final do ano.  


Importante destacar que, como a instalação do 5G deve atrapalhar as parabólicas, a população do Estado, inscrita no CadÚnico tem direito à kits novos para não serem prejudicados nos sinais de suas televisões.


"Do 5G mais 90 dias é o prazo que elas tem para entrar em contato e realizar a instalação gratuita. Sempre falo que é importante que as pessoas se antecipem a isso, que na medida que o 5g for sendo ativado, perto da sua residência - quem recebe pela parabólica - pode vir a perceber algum tipo de interferência", aponta Guerra. 


 

Parâmetros

Das já citadas 11 estações iniciais, que cada operadora ficará encarregada de instalar em Campo Grande, vale ressaltar que esse é um número que crescerá conforme a tecnologia avançar pela Capital.  


Sem esquecer das demais regiões, o 5G não será uma tecnologia centralizada e, até 2029, será gradualmente ativado no interior do país, segundo informações da Agência Brasil.  


Chamado de standalone ou SA, o 5G puro oferece uma velocidade que é 10 vezes maior que a do 4G, além apresentar menor tempo de latência (atraso) na resposta a comandos dos usuários. (Colaborou Naiara Camargo). 

Nenhum comentário: