sábado, 17 de setembro de 2022

Hemosul Coordenador fica aberto até às 17h neste sábado

 


 

Neste sábado (17), o Hemosul Coordenador ficará aberto das 7h às 17h. A entidade, que costuma encerrar as atividades do sábado ao meio-dia, estendeu o horário de atendimento para receber mais doadores.


“As tipagens sanguíneas O- e O+ são as mais em falta no estoque estratégico, mas vale ressaltar que todas são importantes para salvarmos vidas. Queremos convidar a população para comparecer neste sábado e realizar sua doação”, apela a coordenadora geral da rede Hemosul, Marli Vavas.


Segundo a entidade, as recentes chuvas e as baixas temperaturas reduziram as doações,. Além disso,  o período de seca que trouxe o aumento nas doenças respiratórias também costuma afastar o doador voluntário de realizar sua solidariedade.


“O clima acaba afastando alguns doadores. Abrir sábado durante todo o dia é essencial para aqueles que não podem vir durante a semana por conta da rotina”, finaliza Marli.


O Hemosul Coordenador fica localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro de Campo Grande. Os telefones para contato são (67) 3312-1517 e (67) 99298-6316 – Whatsapp para atendimento ao doador.


O que precisa para doar sangue?

Apresentar documento oficial com foto

Responder formulário com dezenas de perguntas a respeito do quadro de saúde

Passar por triagem médica - o paciente fica em observação e recebe lanche da equipe após a doação de sangue

Estar bem alimentado e descansado

Quem pode doar sangue?

Pessoas entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais/responsáveis e portar autorização do responsável legal

Pessoas com 51kg ou mais

O homem pode doar sangue quatro vezes por ano, de três em três meses. Já a mulher pode doar sangue três vezes por ano, de quatro em quatro meses.*

*O período é diferente para a mulher, pois há perda de ferro durante o ciclo menstrual. Com isso, a reposição do estoque de ferro é mais demorada.


Quem não pode doar sangue?

Paciente infectado com Covid-19 ou gripe

Vacinados recentemente contra Covid-19 ou gripe. Quem tomou a Pfizer, AstraZeneca ou Janssen deve aguardar o intervalo de sete dias para doar sangue. Quem tomou Coronavac ou a vacina da gripe deve aguardar apenas dois dias. Esses prazos valem para cada dose

Grávidas

Puérperas

Pessoas portadoras de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Pessoas portadoras do vírus da Aids

Pessoas portadoras de hepatite B e C

Pessoas que possuem determinadas doenças, como autoimunes, diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose, câncer, etc

Pessoas que fazem uso de determinado medicamento ( consultar médico)

Pessoas que usam drogas ilícitas

Nenhum comentário: