quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Giselle quer usar o orçamento participativo e zerar déficit habitacional

 

G1                                        G1


A candidata do PT ao governo de Mato Grosso Sul, Giselle Marques, destacou em entrevista ao g1, exibida nesta quarta-feira (7), que deve utilizar o orçamento participativo como ferramenta de definição dos investimentos públicos. Veja a entrevista na íntegra acima.


Em inúmeros pontos da entrevista, Giselle vincula a esperança de um bom desempenho na sua campanha ao governo de Mato Grosso do Sul a performance de Lula. Ao ser questionada sobre o posicionamento nas últimas colocações nas pesquisas eleitorais no estado, diferente do candidato do PT para a presidência, ela comenta que o eleitorado ainda não a conhece.


"As eleições estão apenas começando. [...] Muitas pessoas não sabem nem que o PT tem uma candidata ao governo. [...] Eu acredito que depois as pessoas ficarem sabendo que o Lula tem uma candidata aqui no Mato Grosso do Sul vamos ter o mesmo desempenho que Lula vem apresentando em nível nacional", disse Giselle sobre o cenário eleitoral no estado.


Questionada se deve voltar a aplicar o orçamento participativo, caso seja eleita, Giselle acenou de forma positiva.


"Nós pretendemos conclamar a população para discutir onde os recursos do Mato Grosso do Sul serão aplicados. Isso, da mesma forma que fizemos quando governamos o estado. Nós temos o compromisso do orçamento participativo e com a expectativa muito favorável. O Mato Grosso do Sul, hoje, é superavitário. [...] A população vai ser chamada, e juntos nós vamos decidir onde vamos aplicar os recursos", comentou a candidata do PT.




Zerar déficit da habitação




Atualmente, Mato Grosso do Sul possuí mais de 70 mil pessoas na fila de espera por uma casa. Como proposta de governo, Giselle Marques diz que vai zerar o déficit nos quatro anos de governo, caso for eleita. Como alternativa para a redução de recursos para o setor, a candidata prevê alterar a legislação do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul), destinando verbas para a habitação.




"Primeiro, eu pretendo fazer uma parceria com a União, acredito que o Lula vai ser eleito. Lula e Dilma entre os programas 'MInha Casa, Minha Vida' e 'PAC 1' e 'PAC 2' entregaram 4 milhões de unidades habitacionais. [...] Eu pretendo mudar a legislação do Fundersul, que foi algo que nós do PT criamos. Quando nós criamos a 'fazenderada' reclamou, mas depois agradeceu. Recuperamos as estradas que estavam esburacadas. Eu pretendo mudar a legislação, porque atualmente o Fundersul só pode ter destinação de recurso para recuperação de estradas. Eu quero destinar entre 40% e 50% para unidades habitacionais. Então, dai virá o dinheiro para não deixarmos nenhuma família dormindo ao relento e nenhuma família pagando aluguel em Mato Grosso do Sul. [...] Eu vou zerar o déficit habitacional no estado", pontuou a candidata.




Entrevista




Giselle Marques é a quarta candidata ao governo de Mato Grosso do Sul a ter a entrevista publicada na série do g1, que começou no domingo (4).




A série de entrevistas foi gravada entre os dias 22 e 29 de agosto. As entrevistas serão exibidas na íntegra entre os dias 4 e 11 de setembro. A ordem de exibição foi definida em sorteio com representantes de todos os candidatos.

Nenhum comentário: