domingo, 18 de setembro de 2022

Frente fria traz chuva para Estado e ameniza tempo seco nesta semana

 

Tendência é que chuva no fim da tarde marque passagem do inverno para primavera

ANA CLARA SANTOS


A penúltima semana de setembro começa com alerta para baixa umidade relativa do ar em Campo Grande. Entretanto, de acordo com a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Andrea Ramos, a partir de terça-feira (20), há possibilidade de queda na temperatura e elevação da umidade do ar. 


Ainda de acordo com o Inmet, existe chances de chuvas isoladas atingirem a cidade já na segunda-feira (19) à noite, anunciando o fim do inverno e do tempo de estiagem. A primavera começa na passagem do dia 22 para o 23 e a tendência é que a precipitação aumente.


“Estamos saindo do inverno. Na primavera tem tendência de chuvas, especialmente no final da tarde e começo da noite”, explica Ramos. 


Apesar da possibilidade de chuva, a Capital registra calor com temperatura que pode chegar a 33ºC no decorrer do dia. Pela manhã, os termômetros marcam 20ºC, com poucas nuvens e vento fraco. 


A nebulosidade intensa começa a se formar no final da tarde e o avanço de uma frente fria pelo Estado traz chuvas para Campo Grande e aumento na umidade relativa do ar a partir de terça-feira (20). 


Neste dia, a mínima será de 21º e a máxima de 31º, com possibilidade de chuvas isoladas e a umidade relativa do ar fica em torno de 60%. 


No restante da semana, a precipitação e as temperaturas entre 20ºC e 30ºC permanecem, com ventos fracos a moderados. Há possibilidade de rajadas isoladas de vento, que podem chegar a 40 km/h. 


ESTADO

A frente fria que se estende pelo Estado, além de trazer chuva, também vai derrubar a temperatura no interior de MS, especialmente nas cidades localizadas mais ao sul. Por sua vez, a chuva deve chegar até o norte e amenizar o calor dos últimos dias. 


Em Dourados, a segunda-feira começa com 18ºC, mas os termômetros podem atingir os 36ºC no decorrer do dia. As nuvens ficam carregadas e há possibilidade de chuva isolada à noite. 


Já na terça-feira, os douradenses acordaram com 20ºC e trovoadas isoladas podem atingir a cidade a qualquer momento do dia. O céu permanece nublado. 


Seguindo a tendência, o restante da semana será de céu com muitas nuvens e a mínima pode variar entre 10ºC e 20ºC. A máxima pode atingir os 30ºC. 


No Pantanal, o cenário não é muito diferente, já que a frente fria também atinge a cidade, anunciando a mudança de estação. Em Corumbá, a semana será de tempo nublado e possibilidade de chuvas e trovoadas isoladas.


A variação térmica também ganha destaque, já que as nuvens fazem o dia começar mais frio, com temperatura entre 19ºC e 22ºC. 


Especificamente, na segunda-feira (19), o tempo começa a formar para chuva no período da tarde, com muitas nuvens e possibilidade de isolada. Os ventos serão fracos e a máxima pode atingir os 40ºC. 


O mesmo se repete na terça-feira (20), quando a mínima será de 23º e a máxima, mais uma vez, pode chegar aos 40ºC. 


Na quarta-feira e quinta-feira, a tendência permanece e a umidade do ar fica em 90%. O tempo fica nublado. 


Em Água Clara, o sistema frontal que traz a frente fria para o Estado também forma nebulosidade a partir da tarde desta segunda-feira. A temperatura não passa dos 37ºC e existe a possibilidade de pancadas de chuva isoladas à noite. 


Assim como no restante do Estado, a tendência de chuva e a variação térmica serão duas características marcantes na meteorologia para essa semana na cidade. 


Na terça-feira (20), a cidade amanhece com 19ºC, mas no decorrer do dia o calor predomina e os termômetros podem chegar a 37ºC. 


De acordo com os dados do Inmet, o dia mais frio será quinta-feira, quando registra a mínima de 16ºC, mas durante o dia a máxima será de 33ºC. 


Por fim, em Três Lagoas, amanhã também terá grande variação de temperatura também será grande. A mínima será de 18ºC e a máxima pode chegar aos 39ºC. 


O céu carregado e a possibilidade de chuvas permanecem durante a semana e, o dia mais frio será na quinta-feira (15). 


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: