terça-feira, 20 de setembro de 2022

Defensoria Pública ajuizou 135 pedidos de suplementação alimentar neste ano

 

Foram 36 pedidos de suplementação para crianças, 33 para adultos e 66 para idosos

ALISON SILVA


Por meio do Núcleo de Atenção à Saúde (Nas), a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul ajuizou 135 pedidos por suplementação alimentar para crianças, adultos e idosos, entre janeiro e agosto deste ano.  De acordo com o Núcleo, Dados são 36 pedidos de suplementação para crianças, 33 para adultos e 66 para idosos.


O recurso do detalhamento por faixa etária, destaca a necessidade de intermediação da instituição na promoção de direitos de pessoas assistidas.


De acordo com Eni Maria Sezerino Diniz, defensora pública e coordenadora do Nas “Quando uma pessoa tem a necessidade de uma alimentação especial com a suplementação ou alguma doença que a impede de se alimentar de forma convencional, e não tem condições econômicas de comprar, esta pode buscar a Defensoria Pública.”


Segundo Eni Diniz, a  pessoa apresenta laudo médico e outros documentos que descrevem a demanda da dieta especial, e cabe a defensoria  entrar com a ação, em pedido que “demonstramos ao juízo a necessidade da assistida ou do assistido, o juiz analisa e concede uma liminar”, salientou.


A coordenadora destacou que há uma lista de suplementos fornecidos na rede pública de saúde, entretanto, “é necessário o ajuizamento de ação porque as disponibilizadas ou não atendem a necessidade do paciente ou estão em desabastecimento.”


Serviço

O Núcleo da Atenção à Saúde fica na Rua Antônio Maria Coelho, 1668. O atendimento pode ser agendado por meio de atendimento virtual


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: