segunda-feira, 16 de maio de 2022

Três casos de hepatite de origem desconhecida estão sob investigação em Mato Grosso do Sul

 

Doença foi registrada em dois pacientes de Campo Grande e um de Ponta Porã

ANA CLARA SANTOS


Após pacientes em todo país apresentarem sintomas de uma hepatite de origem desconhecida,  a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso Sul (SES) emitiu alerta informando que investiga três casos suspeitos da doença no Estado. 


De acordo com a SES, dois casos são em pessoas de Campo Grande, uma de 14 anos e outra de 10 anos. O terceiro é em Ponta Porã, de uma pessoa com 16 anos. 


A secretaria ainda esclarece que foi realizada uma webconferência com autoridades sanitárias dos 79 municípios sobre os casos prováveis e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) Estadual está acompanhando os casos e seguindo as orientações do Ministério da Saúde. 


De acordo com a coordenadora do Cieves de MS, Karine Barbosa, embora as três situações estejam sendo estudadas, uma das possibilidades é a correlação de infeção por outros vírus respiratórios


“Existem algumas hipóteses, entre elas, a correlação de infecção por outros vírus respiratórios como adenovírus, mas é importante frisar que não existe nenhum vínculo epidemiológico entre entre os casos e a vacina da Covid”, pontua, desmentindo fake news de que a imunização estaria causando a doença em crianças.

 

Casos pelo Brasil 

Para monitorar os casos existentes pelo país, o Ministério da Saúde instalou, na última sexta-feira (13), uma Sala de Situação. De acordo com a pasta, a iniciativa tem o objetivo de apoiar a investigação da doença. 


Ainda segundo a pasta, em todo país, há 45 casos desse tipo de hepatite notificados, sendo 14 em São Paulo, sete em Minas Gerais, seis no Rio de Janeiro e dois no Paraná, bem como três em Pernambuco. Em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul registraram três, cada estado. Há uma pessoa sob suspeita no Espírito Santo. 


A Organização Mundial da Saúde alerta que, em todo o mundo, existem 348 casos prováveis desta hepatite misteriosa, que teve um aumento repentino entre crianças e adolescentes. 


Sintomas

Febre;

Fraqueza;

Mal-estar;

Dor abdominal;

Enjoo/náuseas;

Vômitos;

Perda de apetite;

Urina escura (cor de café);

Icterícia (olhos e pele amarelados);

Fezes esbranquiçadas (como massa de vidraceiro)


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: