sexta-feira, 13 de maio de 2022

ONDA DE FRIO: geadas podem chegar até Goiás

 


Indicadores apontam para condições do fenômeno na região central do país
Por:  -Aline Merladete

As atualizações das projeções numéricas, continuam indicando o intenso avanço da massa de ar polar no centro do país. Esse avanço será bastante amplo, no decorrer da próxima semana, e vai provocar o fenômeno de friagem na Região Norte. O ar frio será impulsionado pelos ventos de quadrante sul. Estes ventos estarão associados a um ciclone, que atuará na costa do Uruguai. Além disso, este mesmo sistema vai provocar chuvas, com o avanço da frente fria associada. 



As chuvas podem ser expressivas, especialmente neste final de semana entre os dias 14 e 16, particularmente no sul do Mato Grosso do Sul, norte do Paraná e sul de São Paulo. As instabilidades avançam ao longo da semana, promovendo algumas chuvas isoladas sobre o Mato Grosso, Goiás e até mesmo algumas instabilidades mais fortes sobre Minas Gerais no dia 17.


Porém, é logo após a passagem das chuvas que o ar frio avança. Portanto, a partir do final do dia 16 as temperaturas entram em declínio acentuado na Região Sul.  Assim, as condições serão favoráveis para geadas a partir da noite do dia 16 ao sul do Rio Grande do Sul, Região Central e serras de Santa Catarina e sul do Paraná. 


No dia 17 as maiores condições de geadas serão observadas sobre o norte do Rio Grande do Sul, até o sul do Mato Grosso do Sul. 


Já para o dia 18, com o avanço mais significativo do ar frio, o risco para formação de geadas ocorre desde o norte do Rio Grande do Sul até o sul de Minas Gerais. E não se descarta a possibilidade de geadas ao norte do Mato Grosso do Sul e sul do Goiás.


Condições para geadas no dia 19 de Maio de 2022.


Apesar da consistência das informações entre os diversos centros de previsão. O cenário ainda poderá sofrer algumas alterações, seja para intensificação ou enfraquecimento da onda de frio. 

Nenhum comentário: