quarta-feira, 18 de maio de 2022

Massa de ar frio invade centro-sul do país

 


A quarta-feira (18.05) segue sob a influência do ciclone em todas as áreas do Brasil
Por:  -Aline Merladete

A quarta-feira (18/05) segue sob a influência do ciclone em todas as áreas do país. São chuvas fortes, neve, vendavais, geadas, temperaturas baixas e até calor ao longo do dia.


Região Norte


Apesar das temperaturas ainda não entrarem em declínio na região, os ventos associados ao ciclone, mesmo na região muito distante, vão mudar o padrão do tempo sobre boa parte da região norte. 


Estes ventos mudam o norte, como a mudança da região, mantendo os volumes do norte do AM, RR e AP. Há previsão de chuvas fortes sobre o norte do AM, com volumes que podem superar a marca dos 70 mm ao longo do período.


Entretanto, na metade da região da região as condições para chuvas são nortes, sul. Assim, na metade sul do AM, AC, RO, sul do PA e sul do TO, o tempo será firme ao longo desta quarta-feira.


Região Nordeste


As mudanças ganharão mais força em relação ao dia anterior. Essas chuvas ficam que ficam com a frente fria atua sobre o país. Os volumes indicam uma ordem nos 5 pontos mais a 15 mm hírica, o que pode representar um mapa nas lavouras com maior restrição hídrica.



Essas chuvas podem ser registradas sobre Porto Seguro e Gurupi, com volumes acima de 15 mm. E nas grandes regiões de Itapipoca e Araripina os acumuladores podem se aproximar dos 10 mm. 


Em relação às temperaturas, os termômetros ainda registram marcas típicas da época do ano para a região. E este será o padrão no decorrer do dia, ou seja, temperaturas acima de 30°C na maioria das localidades. 


Região Centro-Oeste


A massa de ar polar, impulsionada pelos ventos do ciclone na região sul, avança de forma expressiva no centro-oeste. As temperaturas mais baixas poderão ser registradas até mesmo no centro do MT e DF. 


O tempo será firme em todas as áreas do centro-oeste. E isso, aliado às temperaturas abaixo dos 5°C no sul do MS, poderá ocorrer em geadas no amanhecer e no final da noite desta quarta. Também existe a possibilidade de geadas no sul do GO, mas de forma muito pontual e restrita.


O período da tarde terá temperaturas amenas até no norte do MT. E os índices de umidade, podem ficar abaixo dos 20% na grande região do Pantanal, parcela central do MT e GO.


Região Sudeste


O frio chega na região um amanhecer gelado e uma com temperaturas mais amenas. Como formação de geadas sobre o interior paulista e sul de Minas, são elevadas e podem atingir as áreas produtoras desses dois estados.


O tempo será seco na maior parte da região sudeste, sendo este um fator que favorece a formação das geadas. Por outro lado, ainda teremos algumas instabilidades sobre a metade norte MG e ES. Mas os volumes previstos são inferiores aos 5 mm no decorrer do período.


Os ventos podem ser mais fortes sobre as regiões mais altas de MG e litoral de SP. O que, aliado com temperaturas baixas, pode trazer uma sensação térmica mais baixa. 


Região Sul


Nas últimas atualizações das previsões, há um aumento da previsão de chuvas sobre a região. Essas chuvas podem superar a marca dos 40 mm na grande região de Vacaria e pelo menos 20 mm em Araranguá em SC. Todas essas áreas, como chuvas podem ocorrer sobre a faixa norte do RS e meio oeste de SC e sul do PR. 


Com essa maior quantidade de umidade na atmosfera e as temperaturas mais baixas. Assim, novamente na mesma neve há condições para alguma chuva invernal, como congelada e até neve. 


Outro grande destaque na região é a e persistência dos ventos, justamente devido à atuação do ciclone na costa da região. As rajadas podem superar os 100 km/h e trazer alguns transtornos para a população.


O dia pode amanhecer com geadas em grande parte do PR, com risco de registro de geadas negras. Porém essa condição será menor sobre o norte do RS e SC, devido à maior presença de nuvens. Mas entre a noite e o amanhecer do próximo dia, essas condições são elevadas para outras áreas também. 

Nenhum comentário: