sábado, 7 de maio de 2022

IFMS abre 532 vagas na graduação em dez municípios

 




O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nessa quinta-feira, 5, o edital que abre 532 vagas em cursos de graduação nos campi Dourados, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso no 2° semestre.


Em Dourados são 25 vagas disponívies no curso de Jogos Digitais.


Há opções em cursos de bacharelado (Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Pesca), licenciatura (Computação e Química) e tecnologia (Alimentos, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão do Agronegócio, Jogos Digitais, Processos Metalúrgicos, Produção de Grãos, Redes de Computadores e Sistemas para Internet). Confira a distribuição das vagas por curso e unidade na tabela ao final deste texto.



Podem concorrer aqueles que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2012 e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Também é necessário ter certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente até a data da matrícula, prevista para a segunda quinzena de junho.


Tanto as inscrições quanto os cursos são inteiramente gratuitos. O edital de abertura, com as normas do processo seletivo, está publicado na Central de Seleção do IFMS.


Inscrições

Devem ser feitas entre 9 e 20 de maio, na Página do Candidato.



O interessado deve informar um endereço de e-mail válido para que o IFMS envie tanto o comprovante de inscrição quanto eventuais informações relativas ao processo seletivo.


No ato da inscrição, também é preciso autorizar a consulta do resultado obtido no Enem junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Por isso, é obrigatório que a inscrição seja feita utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do próprio candidato.


Seleção

Será feita utilizando a maior nota obtida pelo candidato dentre as edições do Enem consideradas. A nota total é o somatório das diferentes áreas do conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias) e da redação.



Os pesos por área de conhecimento para o cálculo da nota total de cada um dos cursos ofertados consta no item 5 do edital de abertura do processo seletivo.


Ação Afirmativa (cotas)

Metade das vagas se destina àqueles que cursaram todas as séries do ensino médio em escola pública, devendo o candidato manifestar o interesse em concorrer como beneficiário de ação afirmativa no ato da inscrição.


Das vagas reservadas, 50% são para estudantes com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, sendo que será garantido aos candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e às pessoas com deficiência a mesma proporção de vagas relativa à soma desses públicos na população de Mato Grosso do Sul. 



As demais vagas reservadas são para os candidatos com renda per capita maior que um salário mínimo e meio, também respeitando as cotas para pretos, pardos, indígenas e às pessoas com deficiência.


Para confirmar a autodeclaração, os candidatos pretos e pardos serão convocados para bancas de heteroidentificação. Já os indígenas deverão apresentar a documentação especificada no item 6.2 do edital de abertura.


Cronograma

A convocação para as bancas de heteroidentificação está prevista para ser publicada em 24 de maio, com prazo de envio dos documentos entre os dias 25 e 27.



A lista dos candidatos aptos à matrícula e da lista da espera será divulgada em 15 de junho, com matrículas entre os dias 16 e 30 do mesmo mês. O início das aulas está previsto para 25 de julho.


Dúvidas sobre a seleção podem ser encaminhadas ao e-mail digra@ifms.edu.br

Nenhum comentário: