Foto; Divulgação
A prefeitura de Corumbá reedita neste fim de semana o tradicional Festival Internacional de Pesca Esportiva, no Rio Paraguai. Com limite de 300 inscrições, já confirmaram presença até agora 125 equipes na prova principal, que será realizada no próximo sábado, dia 21 de maio.
O torneio é promovido desde a década de 1990 e deixou de ser realizado alguns anos – o último foi em 2012 -, sendo retomado com a parceria entre Estado, Município e a ACERT (Associação Corumbaense de Empresas de Turismo). A organização, a cargo da Fundação de Meio Ambiente de Corumbá, estima que o número de participantes deve ultrapassar 150 equipes. As inscrições podem ser feitas até esta quarta-feira, dia 18 de maio, no valor de R$ 300,00.
O festival vai distribuir mais de R$ 50 mil em prêmios: os inscritos vão concorrer a um carro zero km, uma moto zero km, um barco de alumínio e dois motores de popa (de 30 e 15 HP). Também haverá troféus para as equipes que ficarem na primeira, segunda e terceira colocações (maior quantidade de pescado), além de troféu especial para o competidor que pegar o maior peixe. A pesca será realizada numa extensão de 6 km do rio.
Festival de Pesca será realizado numa extensão de 6 km do Rio Paraguai, com extensa programação no Porto-Geral
Largada e shows
A equipe poderá ser formada por até três pescadores, mais o piloteiro (que não poderá pescar). Segundo o regulamento, cada equipe receberá uma régua que deverá ser utilizada para medir os pescados. A fiscalização antes e durante a prova será realizada pela Marinha e será exigida a documentação pessoal (carteira estadual ou federal de pesca amadora) e da embarcação. A prova terá largada na prainha do Porto-Geral, se estendendo das 7 às 14 horas.
A abertura oficial do evento ocorrerá às 19 horas de sexta-feira (20), no Centro de Convenções do Pantanal, situado na orla portuária. Na sequência, acontecerão os shows com a dupla Marinho & Rafael e Levy e Banda, no palco principal. A premiação da prova principal e sorteio dos prêmios estão marcados para às 15h de sábado, e a programação segue com dois shows a partir das 20h30, no Porto-Geral, com o regional Evandro Campos e a dupla Munhoz e Mariano.
Prova infantil, na prainha do porto, terá a participação de mil crianças, com distribuição de prêmios
Infantil e canoinha
O festival segue no domingo (22), das 7 às 13 horas, com a prova infantil, que contará com mil crianças inscritas. Serão realizadas baterias, cada uma com duração de meia hora. Os três primeiros colocados da categoria receberão troféus personalizados do evento e serão sorteados entre os participantes um videogame, três celulares, 11 bicicletas, quatro TVs e três tablets. Durante as inscrições foi arrecada uma tonelada de alimentos não perecíveis.
Faz parte ainda da programação, no domingo, a Regata de Canoinha, com largada às 9h30. A chamada canoinha-de-um-pau-só é construída artesanalmente com tronco de ximbuva pelos pescadores, ribeirinhos e índios guató, tradição que remonta a ocupação e colonização do Pantanal. A regata ocorre desde 1993, uma iniciativa da Marinha com o objetivo de resgatar um legado histórico e cultural. A canoinha é meio de transporte e de sustento pela pesca.
Encerrando o festival, haverá uma Roda de Samba no Porto-geral, a partir das 12 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário