sábado, 14 de maio de 2022

Com 79 atletas, Estadual de taekwondo começa neste sábado

 

                                           

 
Lutas acontecem no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil, na Capital

JUDSON MARINHO




Valendo vaga para uma das maiores competições nacionais de taekwondo, neste fim de semana acontece em Campo Grande o Campeonato Estadual de Taekwondo 2022.  


A competição será realizada no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), na Avenida Des. Leão Neto do Carmo, nº 615, Bairro Jardim Veraneio, nos dias 14 e 15 deste mês, a partir das 9h.  


Os combates serão nas modalidades kyorugui (luta) e poonsae (demostração de técnicas), que volta a ser disputada nesta edição do estadual.  


Segundo o mestre Fábio Costa, presidente da Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTKDMS), que organiza a competição, neste estadual, 79 atletas estão na disputa pelo pódio. “Além dos lutadores da Capital, vamos receber atletas de Sonora, Três Lagoas e Rio Brilhante”.


A competição vai abranger as categorias fraldinha, mirim, infantil, cadete, juvenil, adulto e master. Os combatentes vão ter a oportunidade de somar pontos para o ranking nacional da modalidade por meio das lutas no Campeonato Estadual.


O torneio vale vaga da categoria infantil até a master para o Supercampeonato Brasileiro de Taekwondo, que será sediado na cidade de São José, em Santa Catarina, de 22 a 26 de junho.


Para a categoria juvenil, também terá mais uma seletiva em disputa. “Pela parte da manhã, os atletas campo-grandenses de 12 a 17 anos podem se classificar para a etapa estadual dos jogos escolares da juventude”, diz o mestre.


Além da competição, no sábado (14), a federação sul-mato-grossense vai promover um seminário estadual de poonsae, ministrado pelo mestre Celso Souza. O evento tem como objetivo fomentar a modalidade no Estado.


ATLETAS NA DISPUTA

Tricampeão do Grand Slam e atleta da seleção brasileira na categoria cadete/juvenil, Luiz Felipe Aquino, 17 anos, cresceu praticando e disputando competições nacionais e internacionais no taekwondo.


Luiz iniciou na modalidade aos seis anos de idade, desde os oito anos o atleta começou a disputar suas primeiras competições no esporte.


Dos 12 aos 14 anos, Luiz Aquino representou o País na seleção brasileira disputando o Campeonato Mundial de 2017, sediado no Egito pela categoria cadete.


Quando chegou à juvenil, o atleta conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano de Taekwondo realizado em Oregon, Estados Unidos, em 2019.  


“Foi muito gratificante ficar três anos na seleção brasileira, viajei para competições internacionais no Egito e nos Estados Unidos, foi uma grande experiência”, declarou Luiz Aquino.


Atualmente, o lutador vem passando por uma adaptação a uma nova categoria. Luiz vai fazer 18 anos e por esse motivo começou a disputar as competições de taekwondo pela categoria adulto, no peso de 58 kg.


A primeira conquista na categoria veio no mês passado, quando Luiz foi medalhista de ouro na Copa Regional Centro-Oeste, que foi sediada em Campo Grande.


Agora, o atleta vai lutar pelo estadual de taekwondo, em busca de disputar de forma inédita o Superbrasileiro pela categoria adulta.


“Muda muita coisa de uma categoria para a outra, cresci e ganhei mais massa muscular, no adulto se exige mais força, velocidade, e o nível dos adversários aumenta”, explica Luiz.


Yasmin Santos da Silva, 16 anos, também disputará o campeonato estadual, mas pela categoria juvenil, de 63 kg.


Mesmo lutando taekwondo há três anos apenas, a aluna da Escola Estadual Rui Barbosa já foi medalhista de ouro nos Jogos Escolares da Juventude em 2021, Copa Regional Centro-Oeste 2022. Além das experiências no Campeonato Brasileiro do ano passado e na seletiva nacional do Gymnasiade que aconteceu em abril, no Macapá-AP.


“Comecei a praticar taekwondo como um hobby, mas, depois que disputei pela primeira vez os jogos escolares, tive contato com mais atletas de outras academias, essa experiência me deu vontade de seguir nas competições”, relata Yasmin.


Disputar o Campeonato Estadual neste fim de semana é mais uma oportunidade que a jovem tem de voltar a disputar as competições nacionais e enfrentar mais atletas da categoria 63 kg. 


“Geralmente, aqui no Estado não tem muitas atletas que disputam as competições na minha categoria. Me classificando para o Brasileiro, tenho mais oportunidades de lutar com mais meninas do meu peso e faixa etária”, finaliza.

Cortesia, integridade, perseverança, autocontrole e espírito indomável são alguns dos princípios básicos ensinados pela modalidade.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: