sexta-feira, 22 de abril de 2022

União Brasil quer Murilo Zauith como vice de Rose ou candidato ao Senado

 

                                             Tero Queiroz

CELSO BEJARANO


Com o intuito de revigorar a bancada federal, o União Brasil (UB), chefiado em Mato Grosso do Sul pela senadora Soraya Thronicke, prometeu atender ao apelo do presidente nacional da sigla, Luciano Bivar, que é o de impulsionar às candidaturas por vagas na Câmara Federal. A cobiça política do UB é eleger o máximo de deputados federais.


A estratégia do UB deve favorecer o vice-governador Murilo Zauith, apagado na política desde janeiro do ano passado, quando afastou-se do cargo por ter contraído a Covid-19. Ainda hoje o vice por três mandatos recupera-se da doença.


O UB, sigla nova nascida da fusão do DEM com o PSL, abriu duas portas a Zauith, que, se quiser, segundo o partido, pode virar pré-candidato ao Senado, ou, então, o vice da pré-candidata ao governo, a deputada federal Rose Modesto.


A tática eleitoral do União Brasil, ao menos por agora, frustra o desejo do ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta, que se mostrou interessado na pré-candidatura ao Senado.


No entendimento da legenda, sustentado em pesquisas internas, Mandetta teria “muito mais chance de eleger-se” caso concorresse ao mandato de deputado federal, não ao Senado.


Outra questão que reforça a opção da legenda é a de que Mandetta afirmou, por repetidas vezes, que durante a campanha do UB vai agir “como um soldado”. 


Portanto, a direção da legenda acredita que o ex-ministro não deva resistir à ideia de mudar o foco da eleição e concordar com a disputa por mandato de deputado federal.


Mandetta foi deputado federal por MS de 2011 a 2019.


Outra questão debatida entre os integrantes do UB é a pré-candidatura ao Senado, aspirada por Sérgio Harfouche (Avante), siga parceira do União Brasil. Harfouche é procurador de Justiça do Ministério Público, condição que impede de concorrer às eleições.


Harfouche afastou-se do cargo com a intenção de disputar o Senado na chapa do UB. Contudo, a direção regional do partido condiciou a pré-candidatura dele ao pedido de exoneração do MP. 


Ou seja, o pretenso concorrente, se quiser se juntar à chapa de Rose Modesto, deverá demitir-se do cargo de procurador de Justiça. Ao menos por enquanto, Harfouche não se manifestou sobre a imposição do partido.


META

Outro propósito do UB regional, antes do pleito de outubro, é conquistar a eleição do candidato do partido, que disputa a prefeitura de Angélica, em um sufrágio suplementar.


Mês que vem, os votantes do município escolhem o prefeito da cidade porque o eleito em 2020 virou ficha-suja ao sofrer condenação por suposto desvio de recursos.


O pleito empolgou o comando estadual do União Brasil, porque, se eleito, o candidato do partido pode se tornar o primeiro prefeito do País da legenda, legitimado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro deste ano.


O União Brasil concorrerá com Roberto Cavalcanti, que firmou aliança com Roberto Maran (PSB).


De acordo com a assessoria de imprensa do União Brasil, Rose Modesto e Soraya Thronicke vão para a cidade pedir votos aos Roberto. O pleito acontece no dia 15 de maio.


Partido tentou lançar Pedro Chaves 

O União Brasil chegou a negociar com o ex-senador Pedro Chaves para que ele fosse o candidato ao Senado. Ele, porém, filiou-se ao PP e agora briga para ser o primeiro suplente de Tereza Cristina. 


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: