sábado, 16 de abril de 2022

Energia fica mais cara a partir deste sábado em MS

 


Estado sai da bandeira vermelha, mas reajuste mantém Mato Grosso do Sul entre os que mais pagam por energia elétrica no Brasil


O reajuste tarifário anual, estipulado pela Energisa Mato Grosso do Sul, entra em vigor a partir deste sábado (16). O aumento pode chegar a até 25% em alguns setores.


Além da alteração, a bandeira vermelha, representante da escassez hídrica, será substituída pela verde. Entretanto, não mudará significativamente o valor total da conta de energia.


A readequação representa impacto de 17,93% para consumidores de baixa tensão, como residências. Já para o setor industrial, de alta tensão, o efeito corresponde a 18,81%. No âmbito rural, também de alta tensão, o reajuste terá consequências maiores, de 25%.


De acordo com a Energisa MS, a substituição de um encargo de emergência pelo aumento tarifário deve gerar economia de apenas 2,76% para o consumidor.


O Economista Michel Constantino explica que o cenário é confuso e não há como projetar, com exatidão, os benefícios e malefícios da mudança.


“Realmente, está confuso. Pelo jeito, vai acontecer o mesmo processo do ICMS versus imposto federal, a diminuição dada pelo governo federal será capturada pela empresa, e acabamos pagando o mesmo preço mais alto”, pontua. 


Mato Grosso do sul ocupa, hoje, o terceiro lugar no ranking dos estados que mais cobram por energia elétrica. Os dados são do Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energisa MS (Concen-MS).  


A presidente do Órgão, Rosimeire Costa, relata que o descolamento do indexador IGPM dos custos da concessionária, pressionaram o índice de reajuste no Estado. 


“Fizemos nosso dever de casa, conseguimos retirar R$ 101 milhões de uma situação que esteve incorreta por 20 anos, mas o cenário é desolador para o consumidor. Ninguém no Setor Elétrico está perdendo dinheiro, mas quem está pagando na ponta é a população.” ressalta.


De acordo com a representante, serviços essenciais como energia elétrica e água precisam do princípio basilar da modicidade tarifária”, termina.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: