terça-feira, 12 de abril de 2022

Conta de luz fica quase 20% mais cara em Mato Grosso do Sul

 

                                            Foto; Adriano Moreto

O consumidor sul-mato-grossense ganhará um 'bônus' indigesto a partir do final dessa semana. Na manhã desta terça-feira (12/4), a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) homologou reajuste médio de 18,16% na conta de energia. O novo percentual começa a valer já no dia 16 de abril e abrange os 74 municípios do Estado atendidos pela Energisa e torna a tarifa a terceira mais alta do país.  


Conforme definido por unanimidade em reunião, o valor médio refere-se ao reajuste de 18,81% aos consumidores de alta tensão e de 17,93% aplicados para os baixa tensão, como residências.


A justificativa da empresa é que o reajuste foi para "amenizar o impacto na conta de luz em virtude do término da bandeira de escassez hídrica, prevista para o fim deste mês".


O diretor da Aneel e relator do processo, Sandoval Feitosa, disse que muitos dos itens apontados na apresentação dependem de políticas públicas e que Aneel estará junto ao governo para “aprimoramentos necessários”.



Em seguida, o pedido de reajuste foi à votação, sendo aprovado por unanimidade pelos diretores que compuseram a mesa.


Também a partir do dia 16 de abril, entrará em vigor a bandeira verde, devendo se manter até o fim do ano. Neste modelo, não haverá acréscimos adicionais na conta de luz, além dos aumentos estabelecidos pela Aneel. (Com informações Campo Grande News)

Nenhum comentário: