terça-feira, 12 de abril de 2022

Campo Grande terá corredores de ônibus na próxima semana

 

O projeto faz parte do Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana

KETLEN GOMES

Campo Grande terá os primeiros corredores de ônibus a partir da próxima semana. As vias estão previstas para serem implantadas na próxima segunda-feira (18), nas ruas Brilhante e Guia Lopes.


Ao todo, serão 70 km de faixas exclusivas para ônibus, que foram projetadas para permitir que o transporte coletivo tenha mais agilidade para realizar seu percurso.


Segundo a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), os próximos corredores serão os das ruas Bandeirantes, Bahia, Calógeras, Rui Barbosa, Marechal Deodoro e Gunter Hans.


As faixas estão previstas no Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana (PDTMU), elaborado em 2015. No entanto, o relatório analisou três possíveis corredores: da região Tiradentes/Noroeste/Maria Aparecida Pedrossian, região da Rua da Divisão e da Av. Presidente Costa e Silva até o bairro Moreninhas.


Na análise feita, a região da Rua da Divisão não teve indicativos suficientes para uma implantação de corredor ou terminal, em curto, médio ou longo prazo. Já a região do Tiradentes/Noroeste/Maria Aparecida Pedrossian, indicou potencial para a construção de um terminal de integração a médio prazo.


Na última análise, o terceiro corredor, da Av. Costa e Silva até o Moreninhas, previu a viabilização de um terminal de transbordo a longo prazo. No entanto, os corredores que serão implantados abrangem a região central.


 

O sistema de via exclusiva para transporte público já é realidade em outras cidades do país como Curitiba, Belo Horizonte, Belém, Salvador e São Paulo. Ao todo, cerca de 12 capitais brasileiras, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), tem corredores ou faixas exclusivas para ônibus.


Na capital paulista, entre 2013 e 2016, após avanço da implantação dos corredores de ônibus, a velocidade do transporte público melhorou até 40%, segundo informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: