quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Morre o ilustrador Benicio, famoso por desenhar cartazes de filmes nacionais, como "Dona Flor e seus Dois Maridos" e "Os Trapalhões"

 

                                             © Reprodução/Twitter

Nesta terça-feira (07), faleceu o ilustrador José Luís Benicio da Fonseca, mais conhecido como Benicio. O artista, de grande fama nas décadas de 1970 e 1980 pelos desenhos de cartazes de filmes nacionais, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) no ano passado e estava internado em um hospital no Rio de Janeiro. Por enquanto, a causa da morte ainda não foi divulgada.


Nascido em Rio Pardo/RS, Benicio foi escolhido para ser o homenageado do Prêmio Tuio Becker, no 4º Festival Santa Cruz de Cinema, concluído na última semana. Por conta de estar hospitalizado, o artista não pôde estar presente no evento para receber o prêmio.




Benicio, um dos maiores ilustradores brasileiros

O desenho entrou na vida de Benicio aos 16 anos, no Rio de Janeiro. Na área da publicidade, o artista trabalhou em várias agências importantes do país, assinando campanhas de marcas como Coca Cola, Banco do Brasil e Rock in Rio. Ele também desenhou milhares de capas de livros de bolso, que eram encontrados nas bancas de jornal, com destaque para os da espiã norte-americana Brigitte Montfort.



Entre os anos 1970 e 1980, o artista atingiu a fama pela ilustração de mais de 300 cartazes de filmes nacionais, como o de "Dona Flor e seus Dois Maridos", "Os Trapalhões", "Rei Pelé" e clássicos da pornochanchada. Realizou trabalhos para diversos setores, desenhando para capas de discos, produtos e revistas, como a Veja, Playboy e Isto É.

Nenhum comentário: