terça-feira, 28 de dezembro de 2021

A Audi anunciou que retomará a produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR) em 2022

 


Daniel Dias/AutoMotrix

Quatro argolas paranaenses


A Audi anunciou que retomará a produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR) em 2022. Os modelos escolhidos para a linha de montagem brasileira são o Q3 e o Q3 Sportback, ambos com motor 2.0 TFSI (turbo) de 231 cavalos e a tração “Quattro”. Será a primeira vez que um veículo com essa tração será produzido no Brasil. 


A fábrica paranaense – a única da marca das quatro argolas na América do Sul – já produziu o A3 sedã, o primeiro bicombustível da Audi, a partir de 2015. 


A fabricação da versão 2.0 do A3 foi iniciada no mesmo ano, enquanto o Q3 começou a ser produzido no local em 2016, na configuração 1.4 turbo com 150 cavalos, passando a ser flex no ano seguinte. Em dezembro de 2020, a marca alemã decidiu suspender a produção no Brasil em protesto contra uma “dívida milionária” que o governo brasileiro teria com a montadora, segundo a própria Audi. 


No mesmo dia do anúncio da volta da produção no Paraná, a marca em conjunto com a rede de concessionárias revelou um investimento de mais de R$ 20 milhões para instalação de pontos de recarga ultrarrápidos de 150 kW nas lojas da fabricante no país.

Nenhum comentário: