segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Mato Grosso do Sul é responsável por 30% da produção de tilápia do Brasil

 


Enquanto o Estado produziu 16,2 milhões do pescado, o país chegou a 53,7 milhões em volume abatido

Gabrielle Tavares

Mato Grosso do Sul é responsável por 30,2% da produção de tilápia de todo o país, entre janeiro e outubro de 2021, conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Enquanto o Estado produziu 16,2 milhões do pescado, o país chegou a 53,7 milhões em volume abatido.


A maior parte dessa produção, 90%, está concentrada apenas em cinco municípios: Aparecida do Taboado (40,97%), Selvíria (32,99%), Brasilândia (6,21%), Mundo Novo (5,68%) e Itaporã (4,21%).


Mato Grosso do Sul exportou US$ 4,5 milhões entre janeiro e outubro de 2021, os principais clientes são os Estados Unidos, que ficaram com 92,7% da protepina, e o Canadá, com 7,2%.



O coordenador de Assistência Técnica e Gerencial em Piscicultura do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MS), André Nunes explicou que existe o subprograma Peixe Vida, para incentivar a criação de peixe em regime intensivo.


"Ele concedeu benefícios a produtores de alevinos e de peixes por meio da isenção de ICMS, através da redução de alíquota, com incentivo financeiro de 50% do ICMS para os produtores cadastrados”, disse.


Segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), produtores inscritos que venderam a produção regularmente receberam mais de R$1 milhão em incentivos financeiros do Peixe Vida em 2019.


“O repasse estimula a produção, aumenta a competitividade do piscicultor, viabiliza os investimentos na atividade e possibilita aumento de produtividade”, completou Nunes.


Em 2018, o Peixe Vida foi reformulado e em outubro de 2020 foi lançado o Programa Estadual de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Peixe (Pro Peixe) que pretende ampliar os incentivos fiscais na piscicultura.


Com informação do Portal Correio do Estado

Nenhum comentário: