segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Caravana da Saúde começa a realizar 100 mil procedimentos e número pode ser ampliado

 


Foram contratados professores do curso de Medicina da UFMS para a realização de procedimentos e cirurgias nas cidades do interior do estado


 Nélida Navarro

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende (PSBD), disse nesta segunda-feira (06), que a Caravana da Saúde, que começou dia 3 de dezembro, tem o objetivo de realizar 100 mil procedimentos até outubro do ano que vem. 


A afirmação foi durante uma coletiva de imprensa no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), que iniciou hoje os procedimentos.


A Caravana da Saúde retomará junto com os programas “Opera MS” e “Examina MS”, já que com a Covid-19, o número de pessoas na fila eletiva de operações e exames aumentou. 


O secretário afirmou que a iniciativa tem o objetivo de reduzir a fila de espera em todos os municípios de Mato Grosso do Sul. 


De acordo com Geraldo Resende, o investimento foi de R$ 120 milhões do Tesouro Estadual. 


Os procedimentos, que também serão realizados nas cidades do interior, vão desde tomografias até cirurgias oftalmológicas, antes realizadas no Hospital São Julião. 


A previsão é de que, somente hoje, em Campo Grande, sejam realizadas 30 tomografias computadorizadas, duas cirurgias da área de Urologia e uma na área de Ginecologia. 


O programa também fará parcerias com hospitais e clínicas particulares, e visa o melhor e maior atendimento da população. 



Serão privilegiados pacientes que estão na lista de espera das Centrais de Regulação de Saúde do Estado, que são as de Corumbá, Dourados, Campo Grande e Três Lagoas. 


A Central de Regulação do Estado também será atendida. De acordo com o secretário, haverá 98 tipos de cirurgias a serem feitas e 68 tipos de exames. 


“Nós queremos fazer 100 mil procedimentos, mas também poderemos ampliar, já que o Governo nos adiantou recursos”, dsse.


Geraldo Resende informou que professores do curso de Medicina, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foram contratados para realizarem cirurgias nas cidades do interior aos finais de semana. 


O Hospital das SIAS, em Fátima do Sul, foi a sede da abertura do programa. De acordo com Rezende, o hospital foi escolhido pelo bom modelo de atendimento à população. 


Serviço

Pacientes que estão na fila de espera das Centrais de Regulação dos municípios e Estado, devem realizar atualização do cadastro nas Unidades de Saúde de cada cidade. Sem a atualização, o paciente não será contemplado com o procedimento ou cirurgia, e será remanejado para o final da lista. 

Nenhum comentário: