terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Dez programas de pós-graduação continuam com inscrições abertas

 


Dos 27 programas de pós-graduação da UFGD (Universidade Federal da G|rande Dourados), 10 programas ainda estão com inscrições abertas até janeiro de 2022. Ao todo, estão disponíveis 159 vagas para cursos de mestrado ou doutorado nas mais diversas áreas do conhecimento. Todos são gratuitos. Outros 12 programas estavam com processo seletivo aberto, mas encerraram as inscrições em novembro e começo de dezembro.


INSCRIÇÕES


Todos os programas estão realizando as inscrições pela internet, com o envio virtual da documentação listada no edital de cada programa. Dos 10 programas, somente dois estão cobrando taxa de inscrição, que varia de R$ 30 a R$ 50, porém é possível solicitar isenção para candidatos de famílias com baixa renda.


A abertura das inscrições ocorreu simultaneamente em 15 de outubro, no entanto a duração é diferente para cada curso. Enquanto uns encerrarão as inscrições em 7 de janeiro, outros somente em 31 de janeiro.


Os procedimentos para seleção podem envolver carta de apresentação do candidato, entrevista sobre o projeto de pesquisa, prova de conhecimentos, análise do currículo lattes (produção científica) e exame de suficiência em língua estrangeira. Por conta da pandemia de covid-19, todas as etapas acontecerão de forma remota, utilizando plataformas como o Google Meet e o Moodle.


Seja qual for o programa de pós-graduação, os candidatos poderão, no ato de inscrição, fazer a opção por concorrer às vagas reservadas para negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência, conforme a Resolução nº 176 de 20 de julho de 2017 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura da UFGD que trata sobre a Política de Ações Afirmativas para Pretos, Pardos, Indígenas e Pessoas com Deficiência na Pós-Graduação Stricto Sensu da UFGD.


Acesse a página de cada programa de pós-graduação para conferir os editais de seleção em: https://ufgd.edu.br/portal/menu/pos-graduacao#mestrado

Nenhum comentário: