Os resultados do estudo devem motivar os produtores de uvas a considerar a implementação
O cultivo de plantas de cobertura sob videiras em vinhedos pode reduzir a erosão, melhorar a saúde do solo, reduzir o uso de herbicidas e melhorar a qualidade da água, de acordo com uma equipe de pesquisadores da Penn State, na Pensilvânia (EUA), que sugerem que os produtores podem promover maior sustentabilidade na produção como parte de uma estratégia de marketing que pode resultar em consumidores dispostos a pagar mais pelo vinho.
"Com tantas vinícolas não apenas na Pensilvânia, mas em todo o país disputando o dinheiro do consumidor, enfatizar a sustentabilidade é uma maneira de se diferenciar dos concorrentes", disse a pesquisadora Kathy Kelley, professora de marketing de horticultura e gestão de negócios. "Sabemos que a Geração Z e os consumidores da geração Y, especialmente, têm um profundo interesse em sustentabilidade e são muito conscientes com o meio ambiente."
Uma grande porcentagem de ambos os grupos - e muitos consumidores mais velhos também - responderá favoravelmente ao marketing da vinícola que enfatiza a sustentabilidade de suas operações, acrescentou ela.
"Mas no mundo de hoje, a sustentabilidade pode significar quase tudo, e estamos vendo um grupo de consumidores que quer ser educado e quer saber exatamente o que está acontecendo com a produção de vinho sustentável", disse Kelley. "Portanto, ser descritivo sobre o que realmente significa incluir plantas de cobertura em um vinhedo é uma forma de ser atraente para eles."
As culturas de cobertura nas vinhas são cada vez mais relevantes, afirma outro membro da equipe do vinho e da uva do College of Agricultural Sciences, Michela Centinari, professora associada de viticultura. Ela destacou que os eventos de precipitação excessiva aumentaram muito em frequência e severidade em algumas regiões produtoras de uvas, incluindo o Nordeste dos Estados Unidos, devido às mudanças climáticas.
Os resultados deste estudo devem motivar os produtores de uvas na Pensilvânia e além a considerar a implementação desta estratégia de sustentabilidade de marketing para alinhar sua marca com práticas ecológicas, disseram os pesquisadores. Crédito: Michela Centinari / Penn State
"Essas chuvas pesadas resultam em uma miríade de problemas nos vinhedos, incluindo erosão e escoamento do solo, lixiviação de nutrientes, crescimento vegetativo excessivo da videira e frutos doentes", disse ela. "Os impactos negativos dos eventos de precipitação excessiva nas vinhas são agravados pela manutenção do solo nu por baixo das vinhas."
Centinari foi coautor de um estudo para determinar se a vegetação crescendo sob e ao redor das vinhas poderia resolver esses problemas, e parece que pode. Em descobertas publicadas recentemente na Frontiers in Plant Science , Centinari e Justine Vanden Heuvel, uma cientista vegetal da Universidade Cornell, demonstraram que a "vegetação sub-videira" natural ou semeada pode ajudar a mitigar muitos dos problemas associados à precipitação excessiva.
O custo de semear e cortar a vegetação sub-vinha - ou plantações de cobertura - pode ser muito maior do que a aplicação de herbicidas, observou Kelley, mas ela suspeitou que muitos consumidores estão dispostos a pagar mais por um vinho que sabem ser produzido de forma mais sustentável. Para descobrir, ela conduziu um estudo para caracterizar vários grupos de consumidores de vinho que eram "propensos" a provar - provar antes de comprar - vinho de vinhedos usando plantas de cobertura.
Kelley e seus colegas relataram recentemente no International Journal of Wine Business Research que 72% dos 956 consumidores de vinho da região do meio do Atlântico pesquisados ??estavam dispostos a pagar US $ 18,99 por uma garrafa de 750 ml de vinho, que incluía uma sobretaxa de US $ 1 para cobrir a produção sustentável associada custos, incluindo culturas de cobertura. Além disso, desse grupo, 26% - 195 consumidores de vinho - indicaram que estariam dispostos a pagar US $ 20,99 pela mesma garrafa de vinho .
"Nossos resultados devem motivar os produtores de uvas na Pensilvânia e além a considerar a implementação desta estratégia de sustentabilidade de marketing para alinhar sua marca com práticas ambientalmente amigáveis", disse Kelley. “Os produtores freqüentemente precisam ser convencidos de que os consumidores estão dispostos a pagar por táticas como o uso de plantas de cobertura em vinhedos”.
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