sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Campo Grande fica mais um ano fora da Stock Car

 

                                            Foto: Reprodução

A cidade também perde a oportunidade de receber a F4 Brasil em sua 1ª temporada


Pelo terceiro ano consecutivo, Campo Grande fica ofuscada no calendário nacional do automobilismo, já que a capital sul-mato-grossense mais uma vez não vai receber uma etapa da Stock Car, principal categoria de esportes a motor do Brasil e que reúne os melhores pilotos do País, contando ainda com grande cobertura da imprensa esportiva – além da Band em TV aberta, o canal SporTV segue transmitindo as corridas e comentando o evento.


A má notícia para os campo-grandenses fãs de velocidade foi anunciada na tarde de quinta-feira (23) pela Vicar, empresa organizadora do evento, durante a divulgação do calendário de 2022 – que vai de fevereiro a novembro, com 12 etapas. 


A temporada começa com uma corrida de duplas em 13 de fevereiro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), sendo encerrada com a Super Final em 20 de novembro, em Brasília (DF). 


A maior novidade do ano será o GP do Galeão, que será disputado em uma das pistas do Aeroporto Internacional Tom Jobim, também chamado de Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), em 10 de abril.  


Outras cidades que vão receber a categoria no ano que vem são: Goiânia (GO) – que faz sua 70ª largada na história com a Stock Car em 2022 – e a paulista Mogi Guaçu, onde fica o famoso autódromo Velocittá. 


Ambas devem receber três etapas no ano, enquanto São Paulo e Brasília receberão duas. Em setembro está prevista uma etapa no Rio Grande do Sul, contudo a cidade e a pista a receber o evento ainda não foram definidas pela organização.


“Estamos priorizando a qualidade dos autódromos durante a pandemia, já que existe uma restrição de público." 


"Optamos pelos locais que têm mais a oferecer para o circo da Stock Car em termos de segurança, com área de escape, estrutura para receber as equipes, rede hoteleira, área para os motorhomes." 


"Não é necessário um sacrifício de ir para uma pista não tão estruturada”, frisou em coletiva de imprensa no mês de abril o CEO da Vicar, Fernando Julianelli, referindo-se aos autódromos mais distantes e fora do circuito tradicional.


Contudo, ele afirmou na oportunidade que esperava que em 2022 o evento voltasse a rodar pelo Brasil, atendendo vários locais do País, bem como o público que vai à pista torcer por seus pilotos favoritos. 


A expectativa era de que não fosse necessário repetir autódromos durante 2022, contudo, o anúncio trouxe várias corridas em pistas repetidas – as 12 etapas serão realizadas em apenas seis cidades.


Na última vez em que esteve em Campo Grande, em 2019, a Stock Car trouxe apenas sua categoria principal e deixou de lado eventos secundários como a na época chamada de Stock Light. 


Largando na pole position, Thiago Camilo venceu a corrida 1, enquanto Rubens Barrichello faturou a corrida 2.


 

FÓRMULA 4

A realização de etapas de grandes eventos esportivos sempre é vista como uma oportunidade para a cidade, tanto de mostrar seu valor para fora do Estado como de fortalecer a economia com a grande movimentação de mecânicos, pilotos e demais integrantes do staff da Stock Car.


Além de gerar uma renda extra para os ambulantes habilitados a trabalhar no dia da corrida dentro do autódromo Orlando Moura.


Em 2022, além da Stock Car Pro Series (categoria principal) e da Stock Car Series (que substituiu a Light), a Vicar também vai promover em paralelo uma nova categoria, a Fórmula 4, disputada nos famosos monopostos, que são os carros semelhantes aos da Fórmula 1 e Indy. 


Disputada em vários países, mas sem um torneio global, ou seja, que defina um campeão mundial, a F4 Brasil será iniciada na próxima temporada com o objetivo de formar novos pilotos. 


Antes, muitos deles corriam na F3 Sul-Americana, categoria que visitou Campo Grande em 2015, na Stock, e revelou um dos filhos de Nelson Piquet, Pedro, para o automobilismo.


Em solo campo-grandense, Pedro Piquet garantiu pontos para seu tricampeonato sul-americano, além de adquirir experiência em diversos treinos realizados fora de competição, conforme o mesmo revelou em entrevista naquele ano. 


Fora do calendário da Vicar, a Capital perde mais uma oportunidade esportiva.

Nenhum comentário: