quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Argentina reforça controle da Lobesia Botrana

 



Quem produz vinhas em Mendoza deve realizar aplicações obrigatórias
Por:  -Eliza Maliszewski


Entre esta quarta-feira (1º) e o dia 12 de dezembro, as fazendas e viveiros de produção de videira, localizados nos oásis do Norte e Leste da província de Mendoza, na Argentina, devem iniciar os pedidos obrigatórios para o controle químico da praga da Lobesia botrana. A região é tradicional produtora de uvas no país.



A aplicação dos produtos autorizados se faz necessária dada a proximidade do segundo voo da traça da videira. O Programa Nacional de Prevenção e Erradicação da Lobesia botrana prevê sanções para quem não cumprir os pedidos obrigatórios. Os recipientes usados ??na fazenda (ou nota fiscal de compra) devem ser guardados junto com o formulário de campo.


Aqueles que implantaram a Técnica de Confusão Sexual (TCS) e complementaram com tratamento fitossanitário para a primeira geração da praga, não tem como obrigação a realização do controle da segunda geração.


A praga é ausente no Brasil. É considerada uma das mais devastadoras dos vinhedos pelo mundo e já está presente em países sul-americanos como o Chile e a Argentina. A traça ataca os cachos, contaminando-os com suas fezes e expondo-os a contaminação com fungos como Botrytis, Aspergillus, Penicillium.

Nenhum comentário: