terça-feira, 17 de agosto de 2021

Terceira dose pode quintuplicar imunização contra Covid-19, afirma secretário

 


Mato Grosso do Sul pode ser o primeiro estado brasileiro a aplicar 3ª dose em idosos


O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, afirmou que a terceira dose da vacina pode quintuplicar a imunização contra a Covid-19. 


O anúncio foi feito  nesta terça-feira (17) por meio de live transmitida em uma rede social.



Mato Grosso do Sul pode ser o primeiro estado do país a iniciar a aplicação da terceira dose de vacina contra Covid-19.


A prioridade é aplicar a terceira dose primeiramente em idosos. O objetivo é aumentar a imunidade dessa faixa etária e diminuir o número de casos e mortes em idosos vacinados. 


A instigação ocorre após aumentar o número de casos confirmados e mortes por Covid-19 na faixa etária de 60 anos ou mais, considerada como grupo de risco. 


“Nós estamos verificando que esse voltou a ser o grupo de risco maior. A letalidade da doença está muito maior, mesmo que tenhamos feito um decréscimo substantivo de óbitos em Mato Grosso do Sul”.


De acordo com Resende, a eficácia da vacina diminui ao passar do tempo e é necessária nova dose de reforço para fortalecer o sistema imunológico.


“Depois de determinado período do processo vacinal, seja com as vacinas da Coronavac, AstraZeneca, Pfizer ou a vacina única da Janssen, diminui o processo da imunidade adquirida pós vacina, pela própria idade”, afirmou.


“Estamos verificando um acréscimo de casos em idosos vacinados e estão em leitos hospitalares, mesmo que tenhamos diminuído sensivelmente a presença de pessoas com coronavírus em leitos hospitalares”, acrescentou”.


A infectologista Mariana Croda afirmou ao Correio do Estado que a aplicação da terceira dose e adiantamento da segunda dose são estratégias para evitar a circulação da variante delta. 


"A prioridade da terceira dose é em idosos e em imunossuprimidas. Há um estudo de Manaus que para idosos acima de 80 anos a eficácia da vacina da Coronavac é menor".

Nenhum comentário: