terça-feira, 31 de agosto de 2021

Projeto promoverá atividades na 10ª Mostra Ecofalante de Cinema

 




O projeto de extensão Educação, Arte e Natureza está com inscrições abertas para os interessados em participar de diversas atividades extensionistas envolvendo educação, cinema, música, leituras, oficinas e cinedebates, tendo como base os filmes da 10ª Mostra Ecofalante de Cinema.


As atividades acontecerão entre 3 a 22 de setembro. Serão cinco filmes a serem debatidos: Mata (Fábio Nascimento e Ingrid Fadnes, Brasil, 2020); A história do Plástico (Deia Schlosberg, EUA, 2019); Ativistas Animais (Denis Henry Hennelly e Casey Suchan, EUA 2019); A nova corporação (Joel Bakan e Jennifer Abbott, Canadá, 2020) e Fukushima: uma nova história (Matteo Gagliardi, Itália, 2015).


Os filmes estão em exibição pela 10ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, evento nacional com 101 filmes, que começou em 11 agosto e será encerrado em 14 de setembro, em uma realização da Organização Não Governamental (ONG) Ecofalante.


A parceria entre o projeto Educação, Arte e Natureza e a Mostra Ecofalante foi feita pela professora Verônica Guimarães, docente da Faculdade de Direito e Relações Internacionais (FADIR) da UFGD. Ela coordena essa ação de extensão, tendo estudantes, professores de outras universidades e profissionais de áreas afins como convidados e equipe de execução.


Isso é possível porque tanto a exibição dos filmes quanto as rodas de conversa e oficinas são on-line. Os inscritos irão assistir aos filmes pelo site da Mostra Ecofalante, nos dias determinados pelo festival, e participarão do debate pelo Google Meet, às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 18h (MS), conforme a programação disponível no site do projeto: https://www.even3.com.br/cinemaambientalufgd2021/até 03/09/21. As inscrições são gratuitas, feitas através do site, e quem estiver em pelo menos cinco encontros receberá certificado de 26 horas de atividade de extensão.


Dessa forma o projeto busca utilizar o cinema para pensar e discutir temas complexos sobre educação para a sustentabilidade, com filmes que abordam assuntos como ética animal, deserto verde, energia nuclear e os impactos do plástico e das corporações em relação ao meio ambiente. Esta é a terceira vez consecutiva em que a UFGD traz a Mostra Ecofalante como atividade extensionista.

Nenhum comentário: