domingo, 15 de novembro de 2020

Primeiro indígena a disputar prefeitura de Dourados diz que candidatura serve como "marco"

 

                                            Foto; Dourados News

Por André Bento e Wender Carbonari


O advogado Wilson Matos (PTB) disse que sua candidatura a prefeito de Dourados nas eleições municipais deste ano representa uma oportunidade de mostrar que os indígenas são seres humanos dotados de capacidade. Para ele, que é da etnia Terena e mora na Aldeia Jaguapiru, trata-se de um diferencial que marcará os próximos pleitos no município. 


Ao votar nesta manhã na Escola Municipal Pedro Palhano, o petebista ponderou ter uma responsabilidade “bastante grande, porque no Brasil desde sua colonização o índio sempre foi visto como algo imprestável, algo indesejável”. 


“Nós pudemos nesse curto espaço como candidato, estudando bastante os temas, discutindo com bastante coerência, mostrar que nós indígenas também somos seres humanos dotados de capacidade. Com isso haverá um diferencial doravante nas eleições municipais de Dourados. O antes do Wilson Matos candidato e o depois”, afirmou. 


Ele avalia que “boa parte dos indígenas recebeu com naturalidade” sua candidatura e aponta um compromisso moral pelo voto. “Não é simplesmente o Wilson Matos que está sendo sufragrado nas urnas. O que está sendo votado é o indígena. O quanto nós somos unidos ou não vai ficar demonstrado desta vez. Obrigação moral que a gente sentiu e cada um dos meus patrícios está sentindo nesse momento”, pondera. 


Candidato que conta com o apoio formal da prefeita Délia Razuk (sem partido), Wilson Matos tem como vice o professor Léo (PDT) e defende a humanização da administração pública.


“Temos uma linha mestra que é o desenvolvimento de Dourados de forma sustentável, priorizando sempre o meio ambiente e o bem estar da família douradense. Estamos em um momento de desagregação familiar e precisamos investir desde o município, Estado, União, para que essa célula da sociedade seja priorizada e humanizar o funcionalismo público municipal, trata-lo como ser humano dotado de sentimento, que tem uma família. Isso terá na nossa administração, caso se confirme nesta tarde, uma prioridade número um a humanização da administração pública municipal”, assegurou. 


Outros seis candidatos disputam a vaga de sucessor da prefeita Délia Razuk, os candidatos Alan Guedes (Progressistas), Barbosinha (DEM), Jeferson Bezerra (PMN), Mauro Thronicke (PSL),  Racib Harb (Republicanos) e Wilson de Matos (PTB).


Fonte: Dourados News

Nenhum comentário: