domingo, 29 de novembro de 2020

Inflação do Sudão sobe, elevando espectro de hiperinflação

 

Reuters


A inflação no Sudão subiu para um dos níveis mais altos do mundo, e o país corre o risco de cair na hiperinflação, a menos que tenha seu déficit orçamentário e oferta monetária sob controle, dizem economistas.


Os preços descontrolados pioraram uma crise econômica para milhões de sudaneses comuns e impermeabilizaram uma transição política sob um acordo de compartilhamento de poder militar-civil.


O governo tem criado enormes déficits orçamentários subsidiando o custo do combustível, depois financiou os déficits imprimindo dinheiro.


Isso diminuiu a moeda, enfraquecendo-a em relação a outras moedas e levando a inflação a 230% em outubro, de acordo com o departamento de estatísticas do estado.


A disparada dos preços levou muitos consumidores a gastar seus salários rapidamente, particularmente em itens duráveis que detêm seu valor.


Idrees Abdelmoniem, que trabalha em marketing em uma empresa de engenharia em Cartum, disse que havia pego peças de reposição de carros e móveis, mas não era tão rápido com comida e bebida, cujos preços não estavam aumentando tão rápido.


"Se eu tiver algo que quero comprar fora dos suprimentos mensais da casa, eu compro assim que recebo dinheiro, e não vou nem tentar pechinchar porque amanhã pode ser o dobro do preço", disse ele.


Os números do Banco Central mostram que a escala de impressão de dinheiro pelas autoridades com a medida de fornecimento de dinheiro M2 aumentou mais de 50% no ano até o final de setembro. Só em setembro, a M2 subiu 7,13%.


Steve Hanke, especialista em hiperinflação da Universidade Johns Hopkins, calculou que, mensalmente, a taxa de inflação acelerou para cerca de 24% ao mês, perigosamente alta, mas ainda abaixo da hiperinflação, geralmente definida como 50% ao mês.


Ele colocou o Sudão entre os cinco países com maior inflação.


"É muito assustador", disse ele, acrescentando que era difícil prever que direção a inflação iria daqui.


Subsídios

A decisão dos EUA de remover o Sudão de sua lista de patrocinadores estatais do terrorismo proporcionou pouco alívio imediato da crise econômica e o país recorreu ao Fundo Monetário Internacional para obter ajuda.



O Sudão está contando com um programa de reforma elaborado com o credor para ajudar a controlar o déficit, exacerbado por décadas de sanções econômicas dos EUA e por má gestão econômica sob o presidente Omar al-Bashir, que foi deposto em uma revolta popular em abril do ano passado.


O Produto Interno Bruto (PIB) contraiu mais de 2% em 2018 e 2019 e deve encolher mais 8,5% em 2020 após ser atingido pela pandemia do coronavírus, disse o Sudão ao FMI em setembro.


O programa de um ano de acompanhamento de pessoal assinado com o FMI compromete o governo de transição a reformar os subsídios energéticos e reduzir o empréstimo do governo do banco central, entre outras reformas.


O programa foi projetado para fornecer um histórico que qualificaria o Sudão para o alívio da dívida de seus credores oficiais.


"A questão da hiperinflação é real e requer uma atenção séria", disse Ibrahim Elbadawi, que deixou o cargo de ministro das Finanças do Sudão em julho.


"O ponto de partida deve ser os subsídios, porque isso terá implicações inquestionáveis para as finanças do governo."



Os subsídios aos combustíveis, que representam 71% de todos os subsídios, equivalem a 10,6% do PIB em 2019, segundo o FMI.


O governo deste ano começou a permitir que empresas privadas importassem gasolina e diesel a preços próximos ao mercado e reduziu gradualmente o número de postos onde os combustíveis subsidiados são vendidos.


No mês passado, dobrou o preço da gasolina produzida localmente para 56 libras sudanesas por litro, ainda entre os níveis mais baixos do mundo. Diz que parou de subsidiar gasolina e diesel a partir de setembro.


As reformas devem reduzir os subsídios aos combustíveis para 2,2% este ano, disse o FMI, mas o combustível importado aumentará ainda mais os recursos das pessoas à medida que uma moeda em colapso aumentar seu preço local.


Esta semana, um dólar americano comprou 255 libras sudanesas no mercado negro, acima de cerca de 85 libras há um ano. Na taxa oficial, um dólar rende 55 libras.


"Por causa da situação do gás, eu literalmente parei de ir mais longe do que um raio de 9 quilômetros", disse Huda Khalid, que se considera relativamente bem paga como assistente de ensino do ensino fundamental em uma escola particular. Um aumento salarial de 50% pouco ajudou.


"Eletricidade, dinheiro do gás, internet e mantimentos por uma semana e meu salário basicamente se foi. Para o resto, meu pai envia dinheiro de Omã.

Nenhum comentário: